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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Thiago Henrique Teixeira
Título: HEFESTO – FRAMEWORK PARA SIMULAÇÕES UTILIZANDO UM MOTOR DE FÍSICA EM 3D
 
Conclusão:
Os objetivos principais deste trabalho, que eram a criação de um motor de física e uma biblioteca remota que permitisse o uso do motor remotamente, foram plenamente atendidos. O motor foi desenvolvido através da migração e refatoração do motor Cyclone – contendo as funcionalidades básicas para proporcionar uma experiência mínima de simulações utilizando as leis de Newton.
Para viabilizar a execução das funcionalidades do motor remotamente, criou-se uma biblioteca remota. A arquitetura utilizada na biblioteca remota - com base em comandos, mostrou-se eficiente, visto que conforme adicionava-se funcionalidades ao motor, era possível criar novos comandos sem grandes dificuldades ou impacto nos comandos já existentes. A execução da biblioteca se dá por meio de um servidor Apache Tomcat, que é de fácil instalação, permitindo que o ambiente de execução do motor seja facilmente montado. Ao fazer uso da tecnologia WebSocket, viabilizou-se a conexão por múltiplas plataformas. Sendo possível realizá-las simultaneamente através de um protocolo simples, via navegador (JavaScript), outras linguagens ou mesmo dispositivos móveis.
Para validar a estrutura empregada, desenvolveu-se um cliente para a biblioteca remota utilizando JavaScript, WebSocket e ThreeJS. JavaScript como linguagem nativa executada nos navegadores, WebSocket sendo a tecnologia utilizada para estabelecer a comunicação entre cliente e biblioteca remota, e o desenho das cenas através da biblioteca gráfica ThreeJS.
O uso do cliente desenvolvido – e as tecnologias nele empregadas – se mostraram bastante práticas e eficientes. Visto que o cliente foi utilizado por Zanluca (2015) no desenvolvimento de uma aplicação didática funcional, nos testes de performance e no desenvolvimento de aplicações modelo para experimentos deste trabalho.
A experiência relatada por Zanluca (2015), junto aos testes aplicados na estrutura criada, mostram que a mesma é bastante eficaz – desde que suas limitações sejam respeitadas. Segundo Zanluca (2015), há limitações na variedade de tipos de corpos possível de se utilizar, e também no modelo adotado para criação de colisões. Já os testes de performance mostram a sensibilidade do processamento em relação ao volume de colisões a serem detectadas e consequentemente resolvidas.
Apesar das limitações funcionais e capacitativas do trabalho desenvolvido, acredita-se na possibilidade de uso e evolução do mesmo. Também se crê em seu uso para construção de material educacional complementar que permita uma melhor experiência didática com a disciplina de física.