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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabrício Nicoletti
Título: Automatização de Laudos de Trânsito
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou o desenvolvimento de um protótipo de sistema cujo principal objetivo é eliminar o trabalho manual na elaboração dos laudos de trânsito. O protótipo de aplicativo desenvolvido oferece ao usuário um conjunto de ferramentas gráficas que possibilitam o desenho dos acidentes. Para facilitar a confecção do desenho a ferramenta utiliza o sistema de croquis, ou seja, o usuário desenha um local e armazena ele com o nome da rua e um ponto de referência e dessa forma o mesmo desenho pode ser utilizado no desenvolvimento de várias ocorrências. Os objetos mais usados pela guarda como veículos, placas e pedestres já estão prontos no sistema, dessa forma ao montar o desenho de um acidente o usuário pode inserir estes objetos e posicioná-los da maneira desejada sem precisar redesenhá-los toda vez que for fazer um novo croqui. O sistema permite ainda ao agente de trânsito cadastrar diretamente no desenho, associadas aos objetos, todas as informações referentes ao acidente, incluindo dados sobre as pessoas envolvidas. Um dos objetivos específicos da proposta se referia à impressão dos laudos criados pelos sistema de acordo com padrões utilizados pela guarda. Porém este objetivo não pôde ser alcançado, pois durante o desenvolvimento do trabalho percebeu-se que o OpenGL gerava uma imagem a partir da estrutura de dados que poderia ser mostrada no monitor mas não impressa. Por isso para atender este requisito é necessário uma pesquisa mais aprofundada afim de descobrir como transformar os objetos gerados na tela pelo OpenGL em um desenho possível de ser impresso. A utilização da biblioteca OpenGL foi muito eficaz para transformar a estrutura de dados em objetos e exibi-los na tela. Apesar de ser um biblioteca com vários comandos, o OpenGL mostrou-se muito simples e confiável. O maior problema encontrado foi a falta de literatura em português, a maior parte dela está em inglês, o que dificultou um pouco o desenvolvimento da aplicação. Outra dificuldade encontrada foi a utilização desta biblioteca no ambiente de programação Delphi. Devido aos comandos do OpenGL serem implementados na linguagem C a migração destes comando entre as linguagens é lenta sendo perceptível ao usuário. Constatou-se também durante o desenvolvimento do trabalho que algumas funções da biblioteca não funcionavam no ambiente Delphi.