Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Karine Trevisani Cunha
Título: Software para Cálculo da Complexidade Ciclomática em Código-Fonte PL/SQL
 
Conclusão:
O presente trabalho surgiu da necessidade real visualizada no cenário no qual a acadêmica exerce atividade profissional. A empresa tem investido significativas cifras na área de TI, em especial, na busca pela qualidade das atividades e produtos desenvolvidos pela equipe de informática. Neste sentido, notou-se a necessidade de mensurar a complexidade dos códigos das rotinas implementadas, em sem especial, na linguagem PL/SQL para o banco de dados Oracle. Com a confecção deste trabalho, o analista de qualidade terá a sua disposição uma ferramenta de apoio no diagnóstico e por conseqüência, na melhoria dos códigos
construídos.
Também com a conclusão deste trabalho, é óbvio que se volte no tempo e se lembre de todas as etapas vencidas. Pode-se verificar ao longo das explanações dos assuntos, que os objetivos estabelecidos foram atingidos em sua plenitude.
O aplicativo aqui implementado possibilita de fato a análise de um arquivo ou diretório escolhido pelo usuário, que através do reconhecimento das quebras de fluxo do código (estruturas condicionais), apresenta para o usuário o resultado do cálculo da complexidade ciclomática e um parecer sobre o que este valor representa.
Ao longo do desenvolvimento, muitas idéias foram alteradas para que o trabalho atingisse um nível satisfatório, entre elas o fato de desenvolver uma interface gráfica, atividade esta, que não estava incluída no planejamento inicial, que por sua vez, apenas previa a operação em modo console.
A escolha da ferramenta de implementação também foi um ponto decisivo, pois o uso do software NetBeans facilitou muito a criação das telas e da navegabilidade do sistema, e a atividade de debug disponibilizada pela ferramenta e utilizada na etapa de testes do aplicativo, foi fundamental para a erradicação dos erros encontrados.
Outro ponto importante a destacar, é o fato de que todo o aplicativo foi construído com base nas regras da linguagem PL/SQL para banco de dados Oracle. Se o arquivo escolhido pelo usuário tiver a extensão .SQL, mas o código tiver sido escrito para o banco Microsoft SQL Server, por exemplo, o aplicativo não reconhece esta diferença, procede com o cálculo normalmente, mais o resultado, muito possivelmente será apresentado com erro.