Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Tatiane Crescêncio
Título: Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Revista de Negócios
 
Conclusão:
Os periódicos científicos on-line tendem a ser um dos meios mais utilizados para a disseminação do conhecimento no mundo. Atualmente passam por modificações e adaptações e ainda passarão conforme os avanços tecnológicos. A Revista de Negócios é um exemplo desta evolução, uma vez que já se pensa em futuramente manter apenas a revista on-line e não mais impressa.
Todo o sistema desenvolvido neste trabalho mostrou-se funcional e adequado, atendendo totalmente aos objetivos específicos que abrangem a submissão, avaliação e publicação dos artigos. Após a realização da fase de testes o sistema mostrou ser bastante útil, embora se notou que pequenas alterações ou mudanças na interface poderiam ser realizadas futuramente, como: criação de alguns campos em formulários, textos enviados nos e-mails e a forma de exibição de listas de conteúdo.
Em relação à metodologia utilizada, o PHP se mostrou uma linguagem adequada por ser gratuita e possuir um número bastante grande de bibliotecas, como a JpGraph, utilizada neste trabalho para geração dos gráficos, fornecendo várias possibilidades para o desenvolvedor. A versão do banco MySQL utilizada foi a 4.025. Esta já é uma versão antiga (o banco já se encontra atualmente na versão 5.0) e em algumas situações não se mostrou totalmente adequada, uma vez que possui, por exemplo, uma limitação de não permitir a realização de sub-consultas. Estas em alguns casos seriam necessárias, então o problema teve que ser contornado através da utilização de funções e uso de arrays desenvolvidos com o PHP, o que acarretou em uma maior quantidade de codificação.
Uma das dificuldades encontradas no trabalho foi a de que os usuários não estão acostumados com a utilização deste tipo de sistema, principalmente os avaliadores, que ainda têm certa resistência quanto ao uso da avaliação on-line. Estes estão acostumados ou presos ao método antigo, onde formulários em arquivos do Word e artigos são enviados por e-mail e, após as considerações, o avaliador os remete novamente ao administrador da revista.
Em termos de limitações, o sistema não permite a integração com outros sistemas ou bases de dados on-line como a Scientific Eletronic Library Online (SciElo) ou mesmo o Portal de pesquisa da Comissão de Avaliação dos Profissionais de Ensino Superior (CAPES). O administrador necessita acessar o sistema e marcar se um artigo está aprovado ou reprovado, senão o mesmo não aparece nos relatórios. Esta é uma função que futuramente poderá ser automatizada.
Quanto ao trabalho desenvolvido pode-se concluir que no começo não foram fáceis definir alguns requisitos, pois havia certo receio dos administradores em implantar este tipo de sistema por estarem acostumados ao sistema manual. Mas no decorrer do desenvolvimento do trabalho e principalmente na fase de testes, eles perceberam a grande importância do sistema, principalmente quando viram que o tempo de avaliação pode ser controlado e reduzido. Dessa forma, as avaliações são realizadas mais rapidamente e já estão no sistema podendo ser consultadas a qualquer momento e de qualquer lugar com acesso à Internet pelos administradores.