Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Maikon Adolfo dos Santos Koelbel
Título: Automatizando a Usinagem do Conjunto do Pressionador de Entrada utilizando a Linguagem G em um Centro de Usinagem com Comando FANUC 21I/MB
 
Conclusão:
Os objetivos propostos no início deste trabalho foram alcançados com êxito. A partir de um projeto desenvolvido com a linguagem ISO, é possível a automatização dos processos de usinagem das peças pertencentes ao Conjunto do Pressionador de Entrada na máquina CNC Romi Discovery 1250.
Durante o desenvolvimento deste trabalho foram apresentados os principais conceitos e características sobre processos de usinagem. De forma mais aprofunda foram estudadas técnicas para desenvolvimento dos programas CNC, linguagem de programação ISO, quais ferramentas que são utilizadas para o processo de usinagem das peças, fixações na máquina-ferramenta que estas possuem, cálculos de velocidades de corte e de giro das ferramentas, as trajetórias de cortes contidas nos desenhos das peças, e o funcionamento da máquina CNC, sendo basicamente chaves todos estes itens citados para efetuar as especificações e os desenvolvimentos dos programas NC.
Para a empresa Máquinas Omil LTDA este trabalho trouxe grandes vantagens como a diminuição dos tempos de preparação e usinagem das peças, trazendo um aumento na qualidade e precisão de fabricação destas e a diminuição do retrabalho devido a erros provocados pelos operadores das máquinas quando efetuados os desbastes. Ainda trouxe uma diminuição sobre os custos indiretos como a economia de energia devido à utilização de apenas uma máquina para obter a usinagem das peças.
Trabalhar com a linguagem G foi uma experiência gratificante, onde obtive não só um aprendizado na parte de programação CNC, mas sim agregou conhecimento de como funciona todo processo de usinagem em uma empresa. Esta é uma linguagem que possui uma estrutura simples e de fácil aprendizado, pode ser considerada uma linguagem de baixo nível, onde a sua principal função é obter as movimentações dos eixos para efetuar os desbastes.
Este trabalho é pioneiro no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação na Universidade Regional de Blumenau. E poderá servir como ponto inicial para todos acadêmicos do curso que pretendem se aprofundar sobre automação indústrial na área de processos de usinagem.