Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Maurício Edgar Stivanello
Título: Inspeção Industrial através de Visão Computacional
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um método para a análise de produtos e o desenvolvimento de um protótipo de software para inspeção industrial automatizada. Para realizar tal tarefa foram utilizadas diversas técnicas de processamento de imagens, além de uma rede neural para o reconhecimento e interpretação.
A escolha das técnicas empregadas tanto na extração de informação das imagens quanto na interpretação das mesmas mostrou-se acertada. A combinação do método de descrição de fronteiras por Fourier e da técnica de interpretação por redes neurais permitiu o desenvolvimento de um protótipo de inspeção automatizada versátil quanto ao produto a ser inspecionado, com velocidade e com resultado satisfatório na execução da análise.
A utilização dos descritores de Fourier para a descrição de formas foi baseada na capacidade do método em representar as formas a partir de uma quantidade pequena de descritores, sendo esta característica muito útil à etapa de interpretação. Outra propriedade importante considerada no momento da escolha do método foi a possibilidade de obtenção de descritores invariantes à translação e rotação. Isso amplia as possibilidades de aplicação do protótipo a uma série de produtos em que existe variação na orientação.
Já a utilização de redes neurais do tipo Perceptron Multicamadas baseou-se na capacidade de generalização da rede e também na sua facilidade de implementação. Como a descrição dos produtos pode ser obtida por um número pequeno de descritores, é possível utilizar uma rede com quantidade reduzida de neurônios, tornando-a muito eficiente na classificação dos produtos. Apesar disto, o treinamento mostrou-se relativamente lento, principalmente para os casos em que a diferença do contorno entre os produtos da classe aprovado e reprovado não é gritante.
Finalmente, é importante comentar que, apesar do tipo de análise baseado na forma ser aplicável a uma grande diversidade de produtos, para muitos destes o mesmo não será suficiente para a determinação de ausência de todos os defeitos de produção possíveis. Muitos produtos demandam análises específicas, como, por exemplo, uma garrafa de bebida onde é necessária a análise do volume do líquido. Para este tipo de análise, o método apresentado não é recomendado, pois a variação no volume do líquido não tem reflexo sobre a forma da garrafa.