Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Koball
Título: Sistemas de Informação aplicado aos Jogos educacionais do Portal Sisga
 
Conclusão:
Todo o sistema elaborado para este trabalho mostrou-se versátil e funcional, atendendo aos objetivos específicos que foram almejados. O sistema, após realizada a fase de testes, mostrou poder ser bastante útil ao administrador do mesmo, que tem conhecimento necessário para visualizar os relatórios e gráficos apresentados no módulo SSTD do trabalho e, a partir deles, tomar suas decisões em relação ao gerenciamento do conteúdo. Sendo o administrador um professor, por exemplo, o sistema tornaria-se ainda mais relevante, pois ele ajudaria a demonstrar erros e acertos de seus alunos.
Seria interessante fazer um sistema mais genérico e abrangente, que se adaptasse a qualquer tipo de ferramenta educativa, ou pelo menos a qualquer jogo educativo desenvolvido com a ferramenta Flash, visto que a quantidade desse tipo de jogo é incrivelmente abrangente na Internet nos dias atuais. Os procedimentos exibidos neste documento, então, podem servir como base para a criação de um SSTD mais amplo.
Em relação à metodologia aplicada, a ferramenta Flash para desenvolvimento dos jogos mostrou-se ser muito boa, pela sua facilidade de uso e opções de animação e programação, limitando à capacidade de seus usuários a qualidade dos projetos e não o contrário. Fazer o sistema em ambiente on-line também foi o ideal, devido à facilidade de acesso atualmente à Internet.
Em termos de limitações, considera-se que o sistema poderia ter mais opções de visualização de relatórios e gráficos, para possibilitar um entendimento ainda maior do comportamento dos usuários dos jogos.