Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Valter Luiz Alves
Título: Construção e Integração de um Protót. de Hardware/Softw. para Monitor.e Correção de Fator de Potência em uma Rede elétrica
 
Conclusão:
O estudo sobre fator de potência mostrou a necessidade em conservação de energia e como isto pode ser feito em empresas que não podem parar de funcionar e ao mesmo tempo precisão minimizar os custos de produção, e entre eles o gasto com a energia elétrica.
Verificou-se que já existe no mercado uma série de equipamentos destinados a monitorar e realizar a devida correção do fator de potência. Porem não foi identificado nenhum software e equipamento que monitore diversos controladores de fator de potência em rede. Para este tipo de aplicação, onde se pode monitorar através de um terminal todas as características da rede elétrica em diversos pontos de uma grande indústrias, o protótipo se prestaria, bastando fazer algumas alterações, tais como fazer com que ele pudesse pegar os valores de mais de um equipamento e não apenas um.
O estudo e a implementação do protocolo Modbus, mostrou-se simples e objetivo com o propósito de formação de mensagem que trafegam na rede. Verificou-se ainda a grande utilização deste protocolo em equipamentos industriais.
Nos estudos realizados sobre o meio de transmissão RS485, verificou-se que é muito utilizado em equipamentos industriais, devido a sua capacidade de transmissão e sua simplificação de cabeamento. Porém, verificou-se o cuidado que se deve ter com a passagem de seus dois cabos de comunicação, principalmente em ambientes industriais, onde se deve deixar separado, isolado de cabos de energia elétrica que geram grandes campos magnéticos podendo com isso gerar interferências e erros de comunicação.
No desenvolvimento do protótipo de hardware, foram encontradas algumas dificuldades, principalmente com a utilização do microcontrolador, uma vez que o mesmo não era de conhecimento e era necessário a familiarização com o mesmo e implementação do programa para acionamento dos capacitores. Inicialmente se optou pelo PIC16F84 e por um compilador C para a sua programação. Após verificou-se a existência de um compilador basic para microcontroladores que oferecia melhores recursos para implementação da transmissão serial, e então se mudou para este compilador. Após a familiarização com o novo compilador e o termino da montagem do circuito eletrônico começou-se os testes, onde após inúmeras tentativas verificou-se que era necessário a utilização de outro microcontrolador, devido a problemas de comunicação que se tinha com o atual na rede RS485, ou seja, o PIC16F84 não conseguia ler o pacote de maneira correta que era enviado pelo PC via RS485. Foi então utilizado o microcontrolador PIC16F628, onde após os acertos necessários funcionou de modo satisfatório.
Após o final dos testes realizados com o protótipo, verificou-se que os objetivos propostos no início do trabalho foram todos atendidos.