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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gilberto Freitas
Título: Protótipo de um Sistema de Geração e Animação de Fluxogramas
 
Conclusão:
4 CONCLUSÕES
A partir do estudo de caso apresentado, constata-se que a ferramenta introduz uma nova forma alternativa de ensinar algoritmos através da geração automática de um fluxograma a partir do código fonte escrito em portugol. Esta facilidade associada ao sistema especialista que conduz o aluno no processo de desenvolvimento de algoritmos caracteriza-se como mais um recurso que o aluno pode ter na ausência do professor.
A partir dos trabalhos precedentes que compõem o conjunto de ferramentas, que fazem parte da idéia de criar-se uma ferramenta de aprendizado em lógica de programação, podem ser analisado os seguintes aspectos::
a) Mattos (1999), verificou que o índice de reprovação nesta disciplina é muito alto e imaginou que poderia usar sistemas especialistas não só para as outras áreas profissionais, mas também para o próprio aprendizado em computação. Como pioneiro, seu trabalho foi validado e vem sendo melhorado gradativamente;.
b) Gubler (2002) e Heinzen (2002) continuaram o trabalho de Mattos (2000) a fim de desenvolver uma interface mais amigável e introduzir um módulo de raciocínio baseado em casos.
Neste contexto, o presente trabalho é relevante tendo em vista que complementa a ferramenta com a introdução de um módulo de resposta gráfico que permite ao aluno visualizar a solução lógica, bem como testá-la antes da geração final do código.