Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Lindolfo Pereira Junior
Título: Protótipo de uma Ferramenta para Gerência de Custos em Projetos de Software Baseada no Modelo PMBOK
 
Conclusão:
Durante o desenvolvimento deste trabalho foram apresentados os principais conceitos e características do Gerenciamento de Projetos, de acordo com o modelo definido pelo PMI, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK). De forma mais aprofundada, foram estudadas as técnicas de Gerência de Custos definidas pelo PMBOK, sendo esta área de conhecimento a base para especificação e desenvolvimento do protótipo.
O objetivo do gerenciamento de custos de projetos é assegurar que o projeto possa ser executado dentro do orçamento aprovado. As atividades da Gerência de Custos iniciam-se com o Planejamento dos Recursos, Estimativas de Custos, Orçamentação dos Custos e Controle dos Custos. Estas atividades consistem fundamentalmente em gerenciar os custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto.
Neste trabalho, foram identificadas todas as atividades da Gerência de Custos, e a maioria delas foi implementada no protótipo, exceto por alguns itens do processo de controle dos custos, e também por alguns outros itens como, por exemplo, controle de riscos, pois já foi abordado em outros trabalhos. Para atender ao item Modelagem Paramétrica definida no processo de Estimativa de Custos, foi utilizada a técnica de Análise de Pontos de Função (FPA), que é uma unidade de medida que procura definir o tamanho do que faz o software, independente de como possa ser produzido e implementado. Esta técnica utiliza características do projeto para criar modelos matemáticos que auxiliam a prever seus custos.
O ambiente de programação Visual Basic.NET atendeu plenamente às necessidades de implementação tendo em vista os objetivos do trabalho, assim como o Microsoft Access 2000, que foi utilizado como sistema gerenciador de banco de dados.
Em relação aos principais objetivos do trabalho (desenvolvimento de um protótipo de ferramenta para gerenciamento de projetos de software), e também aos objetivos específicos (gerenciamento das estimativas de custo em projetos de software através do acompanhamento das atividades do projeto, controle dos recursos alocados, geração de gráficos e relatórios de acompanhamento do projeto e do uso de métricas de software), conclui-se que estes, foram alcançados, pois o sistema disponibiliza informações importantes aos gerentes de projeto, com efetivo auxílio no processo de gerenciamento de custos em projetos de software.
O protótipo possui também potencial didático, pois aborda assuntos como gerenciamento de projetos e métricas de software, podendo desta forma servir como material de apoio em disciplinas de engenharia de software, gerência de projetos, etc.