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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Clodoaldo Tschoke
Título: Criação de Streaming de Vídeo para Transmissão de Sinais de Vídeo em Tempo Real pela Internet
 
Conclusão:
Como se pôde constatar, a transmissão de conteúdo multimídia na Internet constitui-se um tema relativamente novo e possuidor de alguns problemas a serem solucionados, considerando-se o período de existência da rede e o fato de sua estrutura não atender aos propósitos da transmissão de informação em tempo real. Embora muitos estudos estejam sendo realizados no sentido de adequar a Internet à transmissão deste tipo de informação, as tecnologias utilizadas no processo carecem de especificações mais detalhadas, de modo a incrementar sua utilização prática. Propostas têm sido elaboradas com o intuito de oferecer a solução mais adequada para os problemas impostos. A exemplo, pode-se citar o trabalho realizado por grupos de estudo na IETF, a fim de definir um conjunto de protocolos padrão dispostos a viabilizar a transmissão de informação em tempo real na Internet utilizando a estrutura atual. O estudo realizado procurou abordar as tecnologias e protocolos envolvidos na transmissão de vídeo pela Internet, visando o desenvolvimento de um software que viesse de encontro ao objetivo do trabalho O protótipo de software desenvolvido atingiu seus objetivos, permitindo transformar um sinal de vídeo digital externo capturado por uma placa de vídeo, em um sinal de streaming media para a transmissão em tempo real pela Internet. A implementação do protótipo não se preocupou com o aspecto de compressão de vídeo, por estar aquém dos objetivos do trabalho. Porém, tal aspecto constitui em relevante tema para o desenvolvimento de novos estudos nesta área. Em relação às tecnologias e ferramentas utilizadas, pôde-se constatar que a linguagem de programação Visual C++ mostrou-se bastante adequada, pois dispunha dos recursos imprescindíveis para a realização do protótipo, como funções para acesso ao driver de captura de vídeo e à biblioteca Winsock. Quanto a ferramenta Rational Rose e a UML, ambos serviram para a modelagem do protótipo, porém, foram encontradas dificuldades para representar os diagramas de seqüência dos casos de uso que envolviam a comunicação entre o cliente e o servidor. O uso da ferramenta restringiu-se à especificação e modelagem dos objetos, não sendo portanto, utilizada para geração de código. Com relação a biblioteca JRTPLib, esta apresentou boa legibilidade, o que facilitou seu entendimento apesar de possuir documentação insuficiente. O principal fator considerado na escolha desta biblioteca foi o uso da orientação à objetos em sua implementação.