Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Sandra Carla Gielow
Título: Ferramenta de Suporte ao Cálculo dos Use Case Points
 
Conclusão:
Apesar de ainda não estarem sendo utilizadas em grande escala na nossa região, as métricas de software estão cada vez mais se tornando indispensáveis, pois com um mercado tão competitivo, é indispensável a existência de ferramentas que auxiliem no processo de gerenciamento de sistemas, para não extrapolar custos e prazos. A ferramenta construída pode contribuir na disseminação desta cultura a partir da utilização dos diagramas de casos de uso e da métrica correspondente Use Case Points. Além disso, pode-se utilizar a mesma nas aulas de engenharia de software como instrumento de aprendizado.
Os objetivos do trabalho foram alcançados visto que a ferramenta faz a leitura apropriada dos diagramas de casos de uso e diagramas de seqüência gerados pela ferramenta CASE Rational Rose e também disponibiliza um relatório com os dados do cálculo.
Um ponto importante a ressaltar na ferramenta construída é a automação de parte do cálculo dos Use Case Points a partir dos diagramas obtidos na ferramenta CASE Rational Rose. Inicialmente não se planejava obter os dados do diagrama de seqüência, mas com a evolução do trabalho percebeu-se como uma alternativa a ser adotada. Para a criação do diagrama de seqüência é necessário que tenha-se definido o diagrama de classes. Por um lado, isto sugere que o usuário tenha os três diagramas criados na ferramenta CASE.
Quanto ao ambiente de desenvolvimento utilizado na codificação, Visual C++ 6.0, o mesmo mostrou-se apropriado para a ferramenta desenvolvida.
Como extensões para este trabalho sugere-se:
a) a ferramenta poderia permitir o cálculo dos Use Case Points sem a leitura de arquivos de ferramenta CASE, apenas com a intervenção manual;
b) a ferramenta poderia fazer a leitura de outras ferramentas CASE e em especial algumas opções de software livre como o Poseidon – software que suporta nove diagramas de UML, mais informações podem ser obtidas em Gentleware (2001);
c) transformar a ferramenta desenvolvida numa DLL e incorporar na ferramenta CASE Rational Rose.