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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Diego Colin Soares
Título: CARIN: aplicação web responsiva para ambiente de ensino-aprendizagem utilizando realidade aumentada e head mounted display 
 
Conclusão:
Neste trabalho de conclusão de curso é apresentada a aplicação Carin, que tem por
objetivo disponibilizar uma aplicação que faz uso de realidade virtual, propiciando que
professores transmitam seus conhecimentos em um ambiente imersivo para os estudantes no
ambiente de ensino-aprendizagem. É possível afirmar, com base nas respostas e feedbacks
dos usuários avaliadores apresentados na subseção 3.4.2, que o objetivo do trabalho foi
atingido.
O objetivo específico que se refere a disponibilizar ao professor uma interface web
responsiva, permitindo gerenciar e apresentar conteúdo foi cumprido e comprovado. Esta
afirmação pode ser feita uma vez que a avaliação presencial, apresentada na subseção 3.4.2,
foi realizada fazendo uso da aplicação desenvolvida por meio de um dispositivo móvel e
possibilita que professores gerenciem e apresentem o conteúdo em uma interface web
responsiva.
O objetivo que se refere a disponibilizar aos estudantes uma interface para dispositivos
móveis em ambiente web com Realidade Virtual (RV), fazendo uso de um Head Mounted
Display (HMD) simples, para acompanhar o conteúdo apresentado pelo professor foi testado e
aprovado por todos os usuários avaliadores, como pode ser visto na subseção 3.4.2. Com a
aprovação dos usuários avaliadores, é possível afirmar que este objetivo foi alcançado com
sucesso.
Por fim, o objetivo específico de avaliar o uso da aplicação disponibilizada no
acompanhamento de atividades em sala de aula com RV em tempo real por meio do Método
Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability
Assessment in groupware (RURUCAg) foi implementada e obteve ótimos resultados em
relação à usabilidade da aplicação. É possível visualizar as perguntas e respostas aplicadas na
subseção 3.4.2. Além de obter as avaliações referentes à usabilidade da aplicação, o método
também permitiu que usuários dessem feedbacks descritivos, o que gerou extensões para a
aplicação.
A fundamentação teórica baseada em plataformas de ensino foi necessária para
reforçar a necessidade de inovação em ambientes de ensino, comprovando que o método de
ensino tradicional não é mais suficiente para que haja aprendizado e que a tecnologia pode
auxiliar na quebra desse padrão. Entre as tecnologias que podem trazer mudança em sala de
aula, está a RV, que torna a experiência do usuário dinâmica e imersiva.
A fundamentação teórica referente à realidade aumentada foi extremamente importante
para que houvesse o aprendizado de conceitos e padrões estabelecidos em tal tecnologia.
Além disso, propiciou o estudo sobre um framework que possibilita o uso da realidade virtual
na web, tornando essa tecnologia muito mais acessível aos usuários. Conforme os resultados
apresentados na subseção 3.4.2 é possível afirmar que o uso de Head Mounted Displays com
realidade virtual faz com que a aplicação fique ainda mais imersiva.
A contribuição social deste trabalho é apoiar as atividades de ensino-aprendizagem em
sala de aula, possivelmente auxiliando estudantes que possuem dificuldade para visualizar a
imagem projetada, bem como apresentar conteúdo de uma forma imersiva. A contribuição
tecnológica é demonstrar o desenvolvimento de uma aplicação web com uma interface
responsiva para os professores, e uma interface com RV para os estudantes. A contribuição
científica é de demonstrar a construção de aplicações com realidade virtual na web por meio
do framework A-Frame, bem como validar a aplicação com professores e estudantes, pelo
Método Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability
Assessment in groupware (RURUCAg).
As dificuldades encontradas no desenvolvimento deste trabalho foram: atualização
entre as funções do Hypertext Preprocessor (PHP), PHP5 e PHP7, criação de Websockets em
PHP (substituídos por EventSource após inefetividade nas provas de conceito), criação de
fonte com caracteres acentuados para importar no A-Frame (uma vez que as fontes
disponibilizadas estão no padrão americano) e a atualização de versão do sistema operacional
iOS (que causou a parada de funcionamento correto do A-Frame no Safari a partir de outubro
de 2020). Por fim, além de extensões técnicas e de negócio já encontradas e seguindo os
feedbacks dos usuários avaliadores, foi possível identificar possíveis extensões a serem
implementadas no trabalho a fim de torná-lo melhor.