Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): João Marcos Estevão
Título: Análise do uso de animação comportamental com o motor de jogos Unity
 
Conclusão:
Com a análise da execução dos modelos de comportamento treinados provou-se que os animais foram capazes
de se comportar da maneira desejada e, portanto, tornaram o simulador de ecossistemas mais robusto, adicionando uma
nova camada de estudo e aprendizado do meio ambiente. Além disso as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento
do trabalho mostraram-se apropriadas, sendo o Unity ML Agents uma ferramenta completa e eficiente, permitindo
desenvolvimento de modelos de comportamentos complexos e desenvolvimento de múltiplos agentes com sucesso em
uma cena do Unity.
Cumpriu-se o objetivo de pesquisar sobre tecnologias de inteligência artificial disponíveis para o Unity e
posteriormente estudar e desenvolver uma solução utilizando a biblioteca Unity ML-Agents. Essa pesquisa torna
disponível o conteúdo sobre essa biblioteca que está fortemente integrada ao motor de jogos Unity, amplamente
utilizado em outros projetos acadêmicos e recebe atualizações constantemente, recebendo foco da equipe de
desenvolvimento do Unity para se tornar uma solução cada vez mais robusta.
As possíveis extensões propostas para continuar a linha de pesquisa desse projeto são: ampliação do cenário do
marcador principal do ECOSAR; reprodução dos animais; interação dos animais com os ciclos de dia/noite do cenário;
possibilitar adição/remoção de animais no cenário; adição de animais aquáticos e/ou voadores.