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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Diogo Zucchi
Título: KEVIN: formador de grupos em práticas esportivas
 
Conclusão:
Neste trabalho de conclusão de curso é apresentado o Kevin – Gerenciador de grupos esportivos, cujo objetivo geral foi disponibilizar uma interface para auxiliar no gerenciamento de grupos esportivos e nos controles necessários, para que as pessoas possam se conectar e realizar sua prática esportiva em grupo. Conforme o feedback dos usuários apresentado na seção 3.4. Além disso, foram desenvolvidos alguns objetivos específicos que serão comentados em seguida. Referente ao objetivo específico de utilizar os fundamentos do Modelo 3C de Colaboração no desenvolvimento da aplicação, foi cumprido com a implementação dos papéis de usuários Coordenador, Cooperador e Comunicador; cada um com uma função distinta na aplicação; e que em conjunto gera a Percepção de Colaboração, e consequentemente melhorar a Colaboração entre os usuários. O objetivo de disponibilizar o uso da rede social Facebook e Google Maps para autenticação e compartilhamento dos eventos realizados no grupo foi cumprido, pois no Kevin a tela inicial da aplicação é permitida a autenticação por meio do Facebook. A tela de pesquisa do Kevin exibe os vários grupos acontecendo na região e para cada grupo há uma marcação localizada no mapa. O objetivo de modelar a relação entre os requisitos da aplicação e práticas consolidadas no design de interface como as heurísticas de Nielsen e as expressões de comunicabilidade, foi cumprido conforme o feedback positivo dos usuários quanto a avaliação de usabilidade. A avaliação foi baseada no Método Na avaliação, foram formuladas perguntas baseadas nas heurísticas de Nielsen, conforme pode ser visto na seção 3.4. A fundamentação teórica baseada no uso das redes sociais para colaboração foi importante para entender o cenário atual, e transformar a necessidade dos usuários de gerenciamento de grupo em um sistema. A fundamentação teórica baseada nos ambientes colaborativos foi essencial para o desenvolvimento da aplicação, pois foi necessária uma base de conhecimento para então colocar os requisitos funcionais em prática. Como contribuição acadêmica este trabalho possibilita que a aplicação seja entendida como colaborativo pelos 3Cs do Modelo 3C de Colaboração, relacionando cada um dos Cs com os requisitos da aplicação. O trabalho também contribui em apresentar o método Relationship of M3C with User Requirements and Usability and Communicability Assessment in groupware (RURUCAg), que pode ser utilizado em trabalhos que queiram avaliar a experiência de usuário, a usabilidade e comunicabilidade de sistemas, bem como de sistemas colaborativos. As dificuldades encontradas com o desenvolvimento deste trabalho foram a complexidade de entendimento da tecnologia React Native em conjunto do Redux e a forma de como trabalhar com banco de dados não relacional. Por fim, com base no feedback dos usuários, foi possível identificar possíveis melhorias futuras que poderão ser implementadas no trabalho, a fim de aperfeiçoá-lo. Estas melhorias serão listadas na seção das extensões a seguir.