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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Pedro Henrique Schmitt
Título: JOGO DE SINUCA VIRTUAL COM REALIDADE AUMENTADA
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um jogo de sinuca com realidade aumentada que utiliza um simulacro de sinuca para jogar. O jogo foi desenvolvido com as ferramentas Vuforia e Unity, que depois de vários testes e simulações para verificar se os movimentos de tacadas eram identificados, foi concluído que é possível utilizar essas tecnologias para o desenvolvimento do jogo de sinuca com RA. Foram utilizados os equipamentos levantados no início do projeto que tinha como objetivo utilizar equipamentos de baixo custo. Os equipamentos utilizados foram uma câmera para identificação do taco, um projetor para projeção da mesa virtual e notebook para o processamento do jogo. Não foi possível utilizar um taco de sinuca e por isso foi desenvolvido dois simulacros de taco que foram utilizados para interação com o jogo. Para ser identificado pelo Vuforia foi necessário o desenvolvimento de um marcador. Após vários testes chegou-se a um marcador que pode ser usado e identificado pelo equipamento utilizado, e com isso foi possível concluir mais um objetivo do trabalho. A interação do simulacro com o jogo foi desenvolvida como uma interface tangível, onde o usuário utiliza o próprio simulacro para jogar e utilizar as funções disponíveis na interface do jogo. Um dos objetivos era possuir um botão para reiniciar a partida, com a interface tangível foi possível desenvolver o botão de reiniciar e também outro botão para a função de troca de algoritmo. O jogo virtual foi implementado com várias características que atenderam a maioria dos objetivos, como um placar de bolas convertidas que também indica o grupo de bolas dos jogadores, a implementação de todas as regras da modalidade Mata-8 com as punições por falta e aplicação de sons nas principais ações do jogo para deixar mais realista. O objetivo de exibir um tempo restante para o jogador realizar a jogada não foi desenvolvido para que o jogo tenha características de simulador, e a modalidade não possui tempo limite para realizar jogadas. Com isso, o jogador tem o tempo que achar necessário para realizar a tacada. O requisito de possuir uma tela inicial para seleção de opções não foi necessário para o jogo desenvolvido, pois não foi implementado opções para o jogador utilizar o jogo e as configurações necessárias foram colocadas na interface tangível. Mesmo tendo várias coisas para melhorar, principalmente na calibragem da ponta do taco e na redução dos delays, o trabalho conseguiu ser desenvolvido e pode ser utilizado para realizar uma partida de sinuca com RA. Isso foi possível comprovar no questionário realizado por convidados que avaliaram o jogo. Por fim, o trabalho se mostrou de grande valia, pois pode ser utilizado na aprendizagem de pessoas interessadas no esporte. Também se mostra importante para futuras extensões e para trabalhos semelhantes que pretendem identificar movimentos, pois as tecnologias utilizadas são atualizadas e não foram utilizadas por outros trabalhos para esse propósito. Por isso, esse trabalho possui um legado com testes, simulações e desenvolvimentos de algoritmos com RA para identificação de movimentos.