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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Guilherme Sautner
Título: TAGARELA: MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM PARA CRIANÇAS AUTISTAS
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um aplicativo que permite auxiliar o desenvolvimento e aquisição de linguagem para crianças autistas. Visto que a criança com autismo possui características próprias, a capacidade de personalização e individualização das atividades é um recurso fundamental no processo de desenvolvimento. Através de um teste de usabilidade e operacionalidade do aplicativo, realizado com uma fonoaudióloga do CEMEA, foi possível identificar alguns pontos positivos. Dentre os pontos positivos, destacam-se: (a) a possibilidade de personalizar e de utilizar imagens pessoais nas palavras de uma atividade, como uma foto de um membro ou objeto da família da criança; (b) a possibilidade de registrar e ouvir o áudio pronunciado pela criança; (c) a possibilidade de compartilhar e reutilizar os planos. Durante o desenvolvimento, foram observados alguns pontos positivos na utilização da biblioteca para síntese e reconhecimento de voz do Google, que se mostrou bastante eficiente na sua última versão. Dependendo do nível de ruído no ambiente, a palavra pronunciada é reconhecida sem problemas. Caso o reconhecimento seja on-line, foi identificado que seria possível realizar o reconhecimento da palavra em uma frase e até mesmo a frequência de determinado fonema, possibilitando a identificação dos fonemas que não foram falados e suas posições na palavra. Um aspecto que pode ser melhorado é a qualidade e o formato do áudio armazenado, visto que a biblioteca fornece somente o áudio comprimido no formato Adaptive Multi-Rate (AMR), que necessita de um player específico, não disponível na plataforma web através de um navegador. Outra ferramenta que foi utilizada e influenciou bastante no desenvolvimento da aplicação foi o Firebase como camada de persistência, que permitiu eliminar a necessidade de criar uma camada para realizar o sincronismo dos dados entre os diversos dispositivos e o servidor da aplicação. Contudo, foi utilizada uma versão da ferramenta que não possui suporte para uso off-line dos arquivos de áudio e imagem. Isso fez com que fosse necessário adicionar uma camada de cache para permitir o uso off-line do aplicativo pelo paciente. Não foi possível concluir a implementação para permitir que o aplicativo funcionasse como um módulo integrado à plataforma do Tagarela. Por questões de tempo, optou-se por desenvolver a usabilidade do aplicativo de forma mais atrativa e ampla em função da proposta de poder ser usado no desenvolvimento e aquisição de fala por crianças autistas. Para permitir a integração proposta é necessário criar uma interface no Tagarela para manter os dados sincronizados entre a plataforma e o aplicativo. Para facilitar essa integração, o relacionamento paciente-tutor foi respeitado, permitindo o compartilhamento de informações básicas do cadastro de usuários, das atividades e das palavras do dicionário. Com essa integração, o aplicativo ganharia os recursos presentes na plataforma do Tagarela e permitiria principalmente que o usuário pudesse explorar outras aplicações presentes na plataforma. Ao Tagarela, essa integração permitiria que outras aplicações utilizassem os recursos implementados no aplicativo. Tendo-se os fatos acima descritos, é possível concluir que o trabalho atendeu o objetivo de fornecer um aplicativo para o desenvolvimento e aquisição de fala por crianças autistas. Em relação ao protocolo de fonologia, ficam ainda algumas sugestões de extensão para que seja possível usá-lo completamente e facilitar o processo de avaliação pelos tutores.