Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alexander Thomas Gonçalves Furtado
Título: PROTÓTIPO DE SISTEMA PARA MONITORAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE PACIENTES PORTADORES DE MIOCARDIOPATIA DILATADA
 
Conclusão:
O objetivo de desenvolver um sistema de monitoramento da frequência cardíaca de pacientes com miocardiopatia dilatada utilizando tecnologia vestível foi atendido adequadamente. O sistema atende aos conceitos básicos que caracterizam dispositivos wearables, como a capacidade de computar alguma informação sobre o usuário sem a necessidade de interação direta do mesmo com dispositivo. O uso da linguagem Java supriu todas as necessidades do desenvolvimento da aplicação móvel, desenvolvida para a plataforma Android. No caso da aplicação wearable, foi interessante desenvolver o código do relógio como uma aplicação Web, utilizando as linguagens JavaScript, CSS e HTML, pois o Tizen OS oferece suporte para tal abstração, o que tornou o processo de desenvolvimento da aplicação vestível mais rápida, simples e suprindo a necessidades do sistema, como acesso ao sensor HRM do relógio. Em relação às técnicas de desenvolvimento utilizadas, as mesmas foram satisfatórias. Destacando o uso da biblioteca Accessory SDK, que contribuiu sendo uma facilitadora da comunicação entre o relógio e o celular, abstraindo qualquer preocupação com relação a camada de comunicação do sistema desenvolvido. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento e para a especificação atenderam bem as necessidades que surgiram. Porém a execução de testes durante o desenvolvimento da aplicação wearable foram limitadas devido a IDE Tizen Studio possuir um emulador muito limitado e pesado e os testes diretamente no relógio tornaram o processo mais lento e demorado. O Samsung Gear S2 Classic cumpriu seu objetivo como tecnologia vestível, do qual foi possível extrair as leituras de frequência cardíacas. Porém o Tizen SO se apresentou como sistema operacional limitado, com documentação pouco elaborada e APIs confusas, com poucas explicações e pouco detalhamento. Além disso, o desenvolvimento desse trabalho sofreu atrasos no cronograma devido a atualizações oficiais da fabricante do relógio, que geravam falhas na comunicação entre relógio e o celular. Entre os pontos positivos da tecnologia Tizen se pode citar: a facilidade de uso do sistema e a aplicação do uso da tecnologia vestível dentro do cenário que esse trabalho se insere. O uso da tecnologia wearable se justifica devido a necessidade de especialistas em cardiologia encontram em acompanhar a frequência cardíaca de pacientes portadores de miocardiopatia dilatada por um período de tempo maior, já que os procedimentos tradicionais são limitados e em muitos casos pouco acessíveis.
A partir dos resultados pode-se concluir que embora tenha havido reajustes no cronograma devido a empecilhos no decorrer do desenvolvimento, os objetivos foram alcançados e o sistema como foi desenvolvido se apresenta adequado as necessidades para qual foi desenvolvido.