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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Kevin Eduardo do Nascimento
Título: VISEDU: editor multiplataforma de jogos de encaixe
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um editor multiplataforma de jogos de encaixe que possibilita a criação de jogos de encaixe a fim de auxiliar no processo de aprendizagem de pessoas com algum tipo de deficiência. Com o auxilio dos componentes do Ionic Framework foi possível atingir um dos objetivos deste, que é a disponibilização de interfaces amigáveis para o cadastro de símbolos e jogos, inclusive adaptando as interfaces para cada plataforma. Outro objetivo, é a disponibilização de uma variedade de jogos previamente cadastrados, que também foi atingindo através da elaboração dos cenários de testes, como pode ser visto na seção 3.4.1. Para o terceiro objetivo foi desenvolvido o experimento que deve ser aplicado com especialistas a fim de validar o desenvolvimento e evolução de pessoas com algum tipo de deficiência com o uso do editor. Por fim, o último foi atingido pelo fato de implementar o editor com a mesma estrutura, restando juntar os códigos fontes deste jogo com o Tagarela. Entre os pontos altos da implementação está a criação de cenários adaptados para cada aluno, o vínculo de áudio ao símbolo que posteriormente é reproduzido no jogo, o contorno do símbolo criado em tempo real com base na posição de destino, e a atração do símbolo quando aproximado a posição de destino. Por fim, a implementação da sincronização dos dados com o servidor, pois permite a utilização do editor em outros dispositivos sem perder os dados. Durante o desenvolvimento e aplicação dos cenários de testes, pôde-se perceber que apesar dos jogos se adaptarem bem em diferentes aos tamanhos de telas, existem algumas melhorias a serem feitas em relação ao posicionamento dos símbolos no jogo. Encontrou-se dificuldade quanto à precisão da posição do símbolo no jogo em diferentes tamanhos de tela, isso faz com que a posição de destino não esteja no local correto. Outra limitação é a necessidade da imagem de fundo de um jogo ter uma transparência para adição de um novo símbolo. Para aprimorar a precisão da posição do símbolo no jogo em diferentes tamanhos de telas, deve ser considerada a fração da posição relativa. Atualmente não é utilizada a fração, somente o valor inteiro. Também, para não ser necessária uma imagem de fundo com transparência para a adição de símbolos, deve ser implementado um algoritmo que identifique a cor de fundo, desta forma a cor identificada pode ser utilizada para adição/busca de símbolos.