Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Vivian de Lima Panzenhagen
Título: VISEDU: JOGO DE REALIDADADE AUMENTADA DE LETRAS COM CONTEÚDO DINÂMICO
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou a criação de um aplicativo de Realidade Aumentada com imagens de forma dinâmica para a plataforma Android. O objetivo deste trabalho foi realizar o reconhecimento de palavras por meio de marcadores contendo letras. Para isso foi utilizando como referência imagens definidas pelo usuário e possibilidade de definir o nível de dificuldade para as mesmas. Para alcançar os objetivos do trabalho, foi utilizada a plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos Unity 3D em conjunto com a biblioteca Vuforia, a qual disponibilizou os recursos necessários para a implementação da RA do aplicativo. A combinação do Unity com Vuforia pode ser considerada adequada, pois forneceu os recursos para a implementação do trabalho. Ao utilizar em conjunto Unity com Vuforia, foi possível realizar o reconhecimento de texto através da câmera de um dispositivo de acordo com uma imagem exibida no aplicativo. O Unity possibilitou a criação de algumas telas que possibilitam configurações do modo de jogo e tendo como retorno visual uma barra dinâmica que é decrementada de acordo com o tempo a cada imagem exibida. Os objetivos propostos foram atingidos. Contudo houveram algumas limitações, como a estrutura de arquivos necessária para a inserção de novas imagens e quantidade de palavras que podem ser reconhecidas. Os resultados obtidos a partir dos testes realizados se mostraram satisfatórios, sendo que a maior parte dos usuários acharam fácil a usabilidade do aplicativo, ficaram satisfeitos com o ambiente lúdico, se sentiram motivados com os desafios propostos pelo jogo, além de acharem que a utilização de jogos juntamente com dispositivos móveis e Realidade Aumentada torna o ensino mais atrativo para as crianças, deixando-as mais motivadas para o aprendizado.