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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Claor Édino Bauer
Título: Ferramenta para auxílio no ensino de orientação a objetos
 
Conclusão:
No decorrer deste trabalho, foram alcançados os objetivos de desenvolver uma
ferramenta capaz de auxiliar os usuários no aprendizado dos conceitos de Orientação a
Objeto. Essa ferramenta, batizada de OO Programming Lab, permite a criação de classes com
seus atributos e métodos além de permitir que os métodos sejam chamados passando seus
parâmetros.
Durante o desenvolvimento, quando foi trabalhado com o WCF no lado do servidor,
teria sido melhor utilizar os métodos recebendo apenas parâmetros do tipo string. Recebendo
parâmetros de tipos complexos fez com que o WCF gerenciasse a serialização, o que
dificultou muita a utilização desses serviços, pois era necessário fazer com que o cliente
serializasse exatamente como o WCF esperava que os parâmetros fossem passados. Se tivesse
sido programado para o WCF receber apenas parâmetros string, seria possível ter total
controle sobre a serialização, tanto do lado do cliente, quando do lado do servidor.
Com a ferramenta Xamarin, acreditava-se que poderia ser facilmente convertida a
aplicação de Windows Phone para Android, o que não se provou verdade. A interface de
usuário teria que ser totalmente reescrita para o Android. Dessa forma a intenção de portar o
aplicativo para Android foi deixada como sugestão para trabalhos futuros.
Por meio da técnica de TDD foi possível manter o código com uma boa coesão e
desacoplado. Tendo isso em mente, é possível afirmar que o TDD cumpriu a sua premissa de
melhorar o ciclo de desenvolvimento de uma ferramenta e é recomendável a sua utilização. O
framework de teste da Microsoft, no entanto, era muito limitado na questão de possibilidades
de comparação entre o valor esperado e o obtido. Por tal motivo talvez teria sido melhor
utilizar um framework de terceiros, como o NUnit, por exemplo, que é um framework de
testes unitários de código aberto.
Optou-se por fazer essa ferramenta para Windows Phone por ser uma plataforma não
tão explorada quanto o Android e o iOS, e, além disso, estar crescendo em participação no
mercado. As tecnologias utilizadas para o desenvolvimento para Windows Phone, como o
Windows Phone SDK, e o simulador são muito boas, apesar das funcionalidades no nível de
programação do Windows Phone serem mais limitadas em comparação com as
funcionalidades disponíveis para programação para desktop. Um exemplo disso é o fato de o
Windows Phone não dar suporte direto a WCF. A programação para Windows Phone é
razoavelmente recente, em comparação com Android e iOS, e tem crescido muito. Por isso
muitas funcionalidades estão sendo constantemente criadas, e substituídas, o que dificultou um pouco nos momentos de pesquisa. Pois, em certo número de ocasiões, encontrava-se
material referente a funções que já não existiam mais, ou não funcionavam mais daquela
forma. Mas é uma plataforma muito boa, que está crescendo e se solidificando no mercado,
tanto entre consumidores, quanto programadores.