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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gabriela Cristina Paludo
Título: Easyscore: um protótipo para facilitar a leitura de partituras em dispositivos móveis
 
Conclusão:
Os objetivos principais do trabalho, que eram facilitar a leitura e o acompanhamento
em grupos de partituras foram alcançados. O protótipo possibilitou a leitura e
acompanhamento de partituras musicais em grupo.
O objetivo de desenhar a partitura a partir do arquivo MusicXML foi atendido pela
biblioteca VexFlow. Através dos testes de usabilidade é possível afirmar que a leitura das
partituras foi facilitada com o protótipo, porém ainda poderiam ser criados cursores que
acompanhassem a execução da partitura ou então algum destaque nas notas que possibilitasse
visualizá-las de forma mais fácil.
A possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho da partitura apresentada na tela é
outro objetivo que foi alcançado e um benefício para o usuário. Assim ele pode alterar a
visualização da partitura conforme sua preferência, deixando ela maior e visualizando menos
partes ou deixando ela menor e visualizando mais informações do resto da música. Esta
funcionalidade também permite que o usuário adapte a escala da partitura de acordo com o
tamanho da sua tela, para que a partitura inteira apareça.
Conforme os resultados dos experimentos e dos testes de usabilidade foi comprovado
que é possível visualizar todas as notas de uma partitura sem manipulação do aparelho após a
execução ter iniciado. Este foi outro objetivo atingido através de uma contagem regressiva
com o tempo definido pelo usuário.
A alteração de velocidade com que a partitura passa na tela é interessante para o
músico que está tocando a música sozinho e quer aumentar ou diminuir o ritmo de execução.
Nos estúdios, porém, todos os músicos devem estar sincronizados tocando as notas ao mesmo
tempo. Por esse motivo, foi incluída a informação da velocidade na criação do estúdio. Essa
informação é recebida pelo protótipo e definida ao final da contagem regressiva, antes do
início da execução.
Com a utilização de WebSockets e o servidor fazendo o cálculo da diferença de tempo
do início da partitura menos o tempo atual do servidor, foi possível criar um sincronismo.
Apesar do sucesso na implementação desta forma de sincronismo, poderiam ter sido
verificadas formas de tratar os segundos de atraso que acabam acontecendo devido ao tempo
de recebimento da resposta pelo cliente, para cada dispositivo. Este tratamento pode ser
realizado aplicando uma técnica para determinar o atraso do recebimento da resposta.
Conforme as pesquisas realizadas, existem poucos aplicativos hoje que possibilitam a
leitura de partituras em dispositivos móveis. O número cai ainda mais ao pesquisar sobre aplicativos que tenham também alguma forma de comunicação com outros dispositivos.
Alguns músicos conhecidos foram questionados e constatou-se que vários deles não têm
conhecimento de aplicativos para leitura de partituras em dispositivos móveis. A
implementação de um trabalho com os objetivos propostos aqui é válida diante da necessidade
identificada pelos profissionais que atuam na área.