Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Leonardo Fernandes
Título: Protótipo de CLP para Linux embarcado
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de um editor gráfico da linguagem de diagramas Ladder, utilizando a API gráfica Java2D, que gera código em linguagem C a partir de uma representação intermediária do programa fonte e um hardware de testes baseado em um módulo com Linux Embarcado.
A API Java2D é uma tecnologia presente na linguagem de programação Java que provou através da avaliação da turma de Automação, ser possível desenvolver um editor gráfico de diagramas com os recursos da API. Os elogios quanto à interface deixaram claros que um ambiente gráfico com recurso de arrastar e soltar facilita a criação da lógica Ladder.
A limitação da ferramenta quanto à associação em paralelo de instruções Ladder não demonstrou ser um problema nos testes, quanto à lógica que pode ser representada. Porém é necessário considerar lógicas mais complexas baseadas no paralelismo de instruções, estas podem adicionar um grau de dificuldade a mais na criação de um programa Ladder, já que seria necessário reescrever a lógica com mais rungs.
Quanto ao gerador de código intermediário a partir do programa fonte Ladder, este possibilitou a tradução para a linguagem C mantendo a semântica do programa Ladder, característica esta que permite futuramente que a ferramenta gere código para outras arquiteturas, plataformas ou linguagens.
O teste de desempenho deixou claro que a quantidade de interfaces E/S que fazem parte da aplicação, influenciam diretamente sobre a performance do hardware. Porém não se pode afirmar que o protótipo não atende neste quesito, pois a performance é relativa a necessidade da aplicação. Automações que necessitam atuar em resposta aos sensores na casa dos milissegundos ou mais, com até oito sensores e oito atuadores, podem ser efetuadas com o protótipo. Automações que necessitam de tempos de resposta menor ou uma quantidade maior de sensores e atuadores, podem ser solucionadas com um hardware com maior performance, o que nesse caso não desqualifica o protótipo, pois o código C é gerado tendo Linux como sistema operacional alvo, o que o torna portável para outros hardwares que possuem Linux Embarcado.
Por fim, é possível afirmar que o protótipo atingiu os objetivos propostos, embora o público alvo sejam profissionais da área da Automação, fato que dificulta a avaliação do protótipo e a ferramenta necessite atingir um grau de maturidade maior para se tornar um produto final, o protótipo de CLP para Linux Embarcado demonstrou ser uma solução de relação custo-benefício para automações de pequeno e médio porte.