Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): EDUARDO CESAR EBERLE
Título: FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE TESTES - SISCONTROLTEST
 
Conclusão:
Diante do crescimento do mercado as empresas têm buscado mais rentabilidade financeira investindo em seus produtos. Com isto buscam a melhoria do processo de testes interno e também a melhoria da qualidade do produto entregue ao cliente. As melhorias de processos indicam um aumento de satisfação dos clientes, de aumento das vendas dos produtos e do aumento da competividade do produto perante um mercado globalizado. Com base nisso, desenvolveu-se um sistema web, que automatiza o processo de teste interno de uma empresa de software do ramo público com uma ferramenta de planejamento e controle de testes, e os disponibiliza na intranet local, onde o próprio gestor de qualidade pode buscar informações sobre atividades realizadas pelos analistas de testes sobre os casos de testes e sobre a automação de testes.
A ferramenta diminui a possibilidade de perda de documentos com relação aos planos de testes e casos de testes. Realiza também uma forte interação dos testes automatizados que eram desenvolvidos na ferramenta TestComplete isoladamente não tendo um controle efetivo do que era automatizado na empresa. Com isto acabou-se trazendo uma maior organização integrando dois processos de testes que eram isolados sem controle algum.
O controle feito na ferramenta ficou mais efetivo do que a busca por documentos de planos de testes e casos de testes em um servidor, como era feito anteriormente. Todos os campos necessários para a documentação foram incluídos nos cadastros de caso de teste e plano de teste, permitindo fazer uma consulta sobre os dados necessários e vincular ao projeto de automatização da ferramenta TestComplete. A integração entre a ferramenta desenvolvida com a de automatização possibilitou que usuários mais leigos na tecnologia executem os casos de testes e obtenham os resultados sem a necessidade de entender o funcionamento da ferramenta de automatização.
A ferramenta desenvolvida atingiu os seus principais objetivos. O administrador da ferramenta pode gerenciar os grupos de usuários e liberar acesso para as funcionalidades de acordo com o cargo do usuário. O gestor de qualidade pode configurar a ferramenta de automatização para poder associá-la em algum plano de testes e também pode manipular estas informações. O plano de teste é cadastrado pelo gestor de qualidade onde é vinculado ao projeto automatizado. Este vínculo também é necessário com a vinculação e a configuração do sistema como pré-requisito e este plano de teste pode ser manipulados posteriormente. O analista de testes pode cadastrar os casos de testes associados ao plano de teste que já está vinculado em um projeto automatizado, tendo somente que informar o item de teste da automatização na ferramenta desenvolvida. O gestor de qualidade, juntamente com analista de testes, poderá fazer o acompanhamento dos casos de testes ou planos testes executados diariamente consultando os logs na ferramenta e até fazer download de um registro de execução específico. Outro tipo de controle são os relatórios sobre cada funcionalidade, podendo os mesmos serem baixados em formato PDF e também podendo fazer uma visualização dos testes executados até o momento na tela principal da ferramenta.
A principal dificuldade durante o desenvolvimento do sistema foi a utilização de pacotes de CSS (como o Twitter Bootstrap) para interface de tecnologias mais atuais para desenvolvimento web. Houve dificuldades de fazer a interface interagir com a parte lógica, isto porém aumentou o conhecimento sobre a programação web e utilização destas novas tecnologias.
Para o autor, este trabalho trouxe um grande aprendizado na utilização de novas tecnologias antes desconhecidas, como o MVC, separando a parte lógica da interface, ajudando na velocidade do desenvolvimento. O Entity Framework se encarrega das criações de tabelas de acordo com o modelo de classe, o que ajudou a ter um controle mais eficiente sobre os dados. Também, outra tecnologia que trouxe vantagem para o desenvolvimento, foi a Rotativa, que é responsável de criar um relatório sobre seu layout em HTML, com isso deixando a elaboração de relatórios de uma forma mais produtiva.