Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabricio Weitgenant
Título: MY MUSIC: APLICATIVO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA LEIGOS
 
Conclusão:
Este trabalho propôs realizar uma manutenção evolutiva ao aplicativo de composição musical para leigos desenvolvido por Alvarenga (2013). Foram adicionados mecanismo de cooperação, coordenação e comunicação ao aplicativo, através do uso da API QuickBlox.
Em relação aos resultados obtidos através dos experimentos realizados, pode-se concluir que o aplicativo atende a um editor colaborativo, permitindo que usuários interajam e comuniquem-se entre si para a composição de trechos musicais. A troca de artefatos gerados entre os usuários por meio dos mecanismos de envio e o recebimento de arquivos do servidor, possibilitou o compartilhamento dos artefatos e a cooperação entre esses usuários.
Quanto aos objetivos específicos, foi possível tornar o aplicativo em um cenário colaborativo, com as implementações de controle de versão, envio/recebimento de arquivos do servidor, bem como comunicação entre usuários por meio de chat. Porém, foi apontado por alguns usuários a necessidade de um menu mais intuitivo, principalmente com relação ao envio/recebimento de arquivos do servidor. Foi levantado ainda pelos usuários a possibilidade de alterar a representação textual dos samples por imagens/icones que os representem.
Em relação às limitações, pode-se destacar a ausência na identificação dos usuários que estão online em relação aos usuários que não estão acessando o chat. Ainda com relação ao mecanismo do chat, não é possível manter um controle de acesso de usuários quando da criação de salas de bate-papo (situação sugerida por um usuário). Um dos maiores desafios e dificuldades encontradas foi em associar os arquivos enviados ao servidor como público ou privado, com relação ao acesso de usuários. A implementação desta necessidade utilizando-se da API QuickBlox estava muito abstrata no seu princípio e a falta de conhecimento da própria API em si, contribui para o surgimentos dessas dificuldades. Porém, foram superados ao final das implementações, com o melhor entendimento do funcionamento da API utilizada. Outra dificuldade surgiu, no princípio das implementações, ao montar um servidor de arquivos para troca de artefatos com o aplicativo. Não conseguia-se efetuar o download de um arquivo armazenado no então servidor de arquivos, para o aplicativo. Passadas algumas semanas, buscando-se alternativas e pensando também na comunicação por chat, encontrou-se a API QuickBlox, a qual então foi utilizada para implementação da manutenção evolutiva proposta.
Pode-se destacar, como grande vantagem do aplicativo de composição musical para leigos MyMusic, o fato deste ter se tornado um editor colaborativo para composição musical por usuários sem experiência na área, associado ao fato deste ser um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android, sendo este, um sistema operacional presente em diversos modelos de aparelhos smartphones e também tablets, o que torna evidente a possibilidade e facilidade de acesso ao uso do aplicativo proposto neste trabalho.