Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Kauê Raizer de Jesus
Título: SMS PEDIDO- Sistema de Pedido via SMS usando Técnicas de CrowdSourcing
 
Conclusão:
Vivencia-se um mundo onde a informação é o bem mais necessário para o individuo. Nos primórdios o homem saiu das cavernas, evoluindo começou a caçar, trabalhar, a pensar. Conforme as situações foram surgindo, um inventou, outro mais tarde aprimorou e outro inovou ainda mais. Todas essas características são possíveis apenas com as conexões realizadas pelo ser humano através da busca incessante da evolução, isto provê um ambiente com propósitos inovadores. Portanto, o crowdsourcing pode ser elucidado como: Crowd (gente, multidão, todo mundo) e Sourcing (recursos, fonte, origem, de onde as coisas vem), para tanto, crowdsourcing é tudo que vem de um monte de gente, todo o conteúdo, soluções, conhecimento e produção social. Este modelo de negócio mostra-se mais inteligente, rápido, portátil e pode ser mais barato.
A escolha de utilizar como a entrada de pedidos alimentícios, o envio de um SMS pelo cliente remete ao desejo do autor de provê uma solução juntando telecomunicações e sistemas de informação. Esta forma de solicitar produtos mostra-se inovadora na região de Blumenau. As técnicas do crowdsourcing neste nicho de mercado evidencia uma grande área a ser explorada com soluções provenientes dos próprios consumidores deste.
SMS Pedido foi o nome do produto designado a conter a integração dos pedidos alimentícios, contemplando a contribuição da comunidade com a exposição das solicitações esplanadas pelos estabelecimentos onde qualquer um pode sugerir novas ideias e contribuir com novos produtos interagindo com as mídias sociais e com o próprio celular através do uso do SMS.
Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste sistema foram satisfatórios, os requisitos propostos foram alcançados, e desta forma o objetivo principal do trabalho foi cumprido realizando a entrada de pedido via SMS, criando possibilidades de interação do consumidor com o estabelecimento além da solicitação de produtos ou serviços.
Através da integração desenvolvida com um gateway de SMS, foi possível atender ao primeiro objetivo específico do sistema, permitindo assim, a solicitação de pedidos via SMS pelos consumidores dos estabelecimentos cadastrados.
Para atender o segundo objetivo específico do trabalho, foram contemplados um cadastro de produtos personalizados, possibilitando o compartilhamento com redes sociais, votação e comentários via SMS, com destaque na área reservada do estabelecimento.
Quando há a possibilidade da comunidade de consumidores e colaboradores contribuírem com as solicitações dos estabelecimentos disponibilizadas na sessão prêmios por inovação, tem-se o atendimento do terceiro objetivo específico do sistema desenvolvido.
Para atender ao quarto objetivo específico, desenvolveu-se uma área para compra coletiva via SMS. Foi disponibilizada uma oferta no sistema e através de um código enviado pelo consumidor é criado um cupom de desconto.
O desenvolvimento deste trabalho contribuiu positivamente para crescimento profissional e pessoal do autor, gerando maior conhecimento com a programação, manipulação dos dados e integrações com gateway de SMS. A busca por soluções em crowdsourcing aplicadas no mercado instigou o autor, evidenciando o potencial que este modelo de negócio pode atingir em empresas que estão começando e como fazer mais com menos através das soluções certas.
Conclui-se com este trabalho o fato de que os sistemas de informação atuam de forma objetiva e facilitam a vida das pessoas. Com a produção deste, proporcionou-se ao autor entusiasmo para a continuidade do desenvolvimento através da inclusão de novos recursos e integrações com outras ferramentas.