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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcel Alessi Soccol
Título: Desenvolvimento de um Eletronic Data Interchange utilizando a Tecnologia CML Aplicado no Sistema parceiro do Frete
 
Conclusão:
Devido ao fortalecimento da economia nacional e ao aumento do número de vendas percebe-se que atualmente o cenário logístico está em ascensão. A partir disso, o volume de transporte de mercadorias cresceu consideravelmente. Assim, empresas buscam agilizar seus processos através de sistemas de informação visando sempre um serviço barato e que proporcione resultados financeiros satisfatórios. Com sistemas de EDI, parceiros comerciais agilizam a comunicação, integrando os documentos.
Como formato padrão para a troca de dados, a tecnologia XML é uma solução que facilita a implementação por ser consolidada e por possuir grande aceitação no mercado atual. O XML é compatível com a maioria dos sistemas o que comprova ainda mais sua eficiência e o motivo de seu uso como padrão para troca de dados.
O trabalho desenvolvido alcançou seus objetivos, comprovando que um sistema de troca eletrônica de dados agiliza os processos e ameniza os erros e a duplicidade dos dados. Com esta ferramenta, os usuários do sistema Parceiro do Frete ganharam tempo para executar tarefas concorrentes. Apresentou-se informações deste trabalho estabelecendo o entendimento dos embarcadores e transportadores de mercadorias. Com este trabalho pode-se integrar dados eletronicamente utilizando-se da tecnologia XML como formato de documento padrão para troca eletrônica de documentos entre transportadores e embarcadores. Disponibilizou-se ao sistema Parceiro do Frete um arquivo com padrão XML substituindo o preenchimento manual do conhecimento de frete e da nota fiscal, integrando-os no formato de troca eletrônica de dados.
O trabalho contribuiu para o amadurecimento de conceitos na gerência de processos e sobre a importância da modelagem UML. O desenvolvimento do trabalho proporcionou, também, o conhecimento de novas tecnologias.
As dificuldades encontradas dizem respeito à falta de padronização na geração dos documentos eletrônicos. Os sistemas de ERP e TMS possuem alguns campos de texto livre o que pode ocasionar erros de digitação, e então, o EDI poderá não entender alguns itens, fazendo com que o documento seja adicionado na área de pendências do sistema e o usuário deverá ajustá-lo.
A limitação do sistema desenvolvido é a não adaptação imediata ao sistema já utilizado na empresa aderente, sendo necessário, cada empresa criar e disponibilizar duas contas de e-mail - uma referente a NFe e outra a CTe - permitindo que o EDI efetue as importações requeridas.