Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Rodrigues Coelho
Título: AFURBOT - Migração do Framework FURBOT para a Plataforma Android
 
Conclusão:
O objetivo desse trabalho de converter o framework Furbot utilizando a tecnologia Java para a plataforma Android foi concluído com êxito. Com o framework já convertido, é possível a criação de aplicações para dispositivos móveis através da codificação do método inteligencia do robô e o uso do emulador Android para efetuar testes na aplicação.
As ferramentas utilizadas mostraram-se adequadas para o desenvolvimento deste trabalho. Os ambientes de desenvolvimento e especificação também foram adequados para o sucesso do mesmo. O desenvolvimento foi realizado utilizando-se a transferencia direta do código para um dispositivo Samsung Galaxy S III eliminando-se desta forma a necessidade do uso do simulador.
Através do desenvolvimento desse trabalho acadêmico, chegou-se à conclusão de que é possível a conversão de uma arquitetura desktop para uma arquitetura mobile baseada em Android, porém muitas mudanças precisaram ser feitas para contornar as questões das trocas bibliotecas externas e da plataforma de desenvolvimento. Este trabalho demonstra a necessidade de explorar ainda mais a área de aprendizagem em dispositivos móveis, por servir como um diferencial comercial e atrativo para ajudar no desenvolvimento do aprendizado entre professores e alunos.
Existem limitações que podem ser citadas em relação ao trabalho desenvolvido. Uma delas é o tempo de resposta em exemplos mais complexos com muitos objetos simultaneamente. Este problema também foi relatado em Estrázulas (2009) na plataforma JME. Outra limitação é a rotação da tela a qual faz-se necessário uma outra configuração completa dos componentes gráficos.
Em relação aos trabalhos de Estrázulas (2009) e Correa (2009) pode-se afirmar que o framework FURBOT cumpre a finalidade em cada uma das plataforma móveis: JME, IOS e Android. Contudo esforços adicionais são necessários para tornar a plataforma mais robusta e genérica em relação aos recursos disponibilizados em cada uma delas. Em relação ao trabalho de Maus (2011), as funcionalidades não foram implementadas e são consideradas como uma extensão ao presente trabalho.