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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Luciane Schwalbe
Título: Protótipo de um Software Educacional para Ensino de Meteorologia
 
Conclusão:
O protótipo de software educacional para o ensino de meteorologia para crianças cumpriu com os objetivos propostos. O presente trabalho apresentou as diversas tipologias de softwares educacionais e o protótipo procurou seguir as características do tipo de software educacional chamado de Exercício e Prática, que tem a finalidade de aplicar um conteúdo já conhecido pelo aluno mas não totalmente dominado. Deveria ser: • Fácil de usar; • Fornecer variadas modalidades de prática de habilidades; • Explorar som, cor, animação; • Ter pequena duração, para não se tornar monótono; • Apresentar um pequeno número de itens; • Incluir elementos de jogo; • Focalizar uma ou duas habilidades bem definidas em vez de várias simultaneamente; • Exigir respostas breves para serem rapidamente produzidas; • Gerar relatórios de desempenho de cada aluno ou da turma. Para tanto, utilizou-se da teoria pedagógica de Maria Montessori para basear o método de ensino. Achou-se interessante a pedagogia de Montessori pelo fato de enfatizar a importância da memória, da percepção, da resolução de problemas, do raciocínio, da compreensão, etc. Montessori procura instigar a criança para a descoberta do mundo por si própria, através de estímulos como rico material didático e sugestões de problemas a serem resolvidos. Os estímulos do protótipo vêm em forma de cores, sons, jogos, imagens, etc. O professor, segundo Montessori, tem o papel de servir como mediador destes meios para as descobertas da criança. No caso do protótipo, o professor terá a função de avaliar o conhecimento adquirido antes, durante e depois de sua utilização podendo até chamar a atenção da criança para um ponto não percebido durante o processo, fazendo o papel de “orientador” do trabalho. Já no conteúdo deste trabalho, também identificaram-se alguns dos procedimentos didático pedagógicos para realização de um software educacional tais como identificar: • Contexto e teoria pedagógica a ser empregada; • Objetivos gerais e específicos; • Conteúdos a serem abordados; • Tipo de software educacional e aspectos necessários; • Pesquisa de mercado sobre softwares educacionais já existentes sobre o conteúdo desejado; • Especificação e implementação do software educacional desejado; • Validar e melhorar os aspectos do software educacional através de testes; • Avaliação pedagógica para verificar a aplicação do software educacional. A implementação ocorreu utilizando-se o Everest 4.0. O protótipo foi desenvolvido utilizando-se controles de entradas dos módulos, parte de pintura de imagem, banco de questões, etc; como já descrito anteriormente. E, finalmente, foi durante a utilização do protótipo em por alunos e professores do Colégio Marista São Luís – Jaraguá do Sul, que fez-se uma avaliação experimental do protótipo. Esta avaliação mostrou, apesar de algumas sugestões como descritas no item 4.6 deste trabalho, que o protótipo foi bem aceito pelos professores e alunos usuários-avaliadores.