Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Angel Vitor Lopes
Título: Sistema de Partículas para Dispositivos Móveis na Plataforma Android
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou um framework que atende a uma infraestrutura de suporte para o desenvolvimento de sistema de partículas e dois estudos de casos, um simulador de fogos de artifício, e um simulador de gotas de água.
A plataforma Android mostrou possuir grande potencial para desenvolvimento de aplicativos. Contendo uma API bastante robusta e ferramentas de desenvolvimento que permitem inclusive depurar código fonte dentro do dispositivo.
Os pontos fracos encontrados do Android SDK estão no simulador Android, que não oferece suporte para OpenGL ES 2.0 e apresenta um desempenho muito baixo.
Um dos principais desafios para o desenvolvimento deste trabalho foi a escassez de material bibliográfico sobre sistemas de partículas e seus métodos de solução de problemas. Muitos documentos pesquisados traziam uma descrição para resolução de algum problema especifico que não podia ser aplicado a este trabalho. Foi necessário um esforço de pesquisa para juntar equações e valores que se adequassem ao sistema de partículas proposto. A simulação segue as leis físicas do mundo real, levando em consideração a gravidade, resistência do ar e velocidade de partículas.
O framework desenvolvido neste trabalho apresentou funcionalidades semelhantes às dos trabalhos correlatos. Sendo destacada a utilização de física e desenvolvimento de um motor de partículas e a utilização do ambiente de desenvolvimento Android.
Por fim, a plataforma Android mostrou-se capaz de modelar elementos com sistema de partículas. As limitações na quantidade de partículas simuladas por taxa de FPS também são encontradas em hardwares comuns, em escalas diferentes, então pode-se considerar o Android um dispositivo cada vez mais apto a receber aplicações que necessitem de alto desempenho. Este trabalho definiu um framework básico para ser trabalhado em sistema de partículas, demonstrou seu funcionamento através de dois estudos de casos, e reuniu fundamentação para fortalecer a ligação entre a plataforma Android e modelagem por sistema de partículas.