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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Kelly Cristina Boeck
Título: Aplicação Web para Consulta de Itinerários de Transporte Público com Visualização no Google Maps
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou a especificação e implementação de uma aplicação para consultas de horários de ônibus e itinerários das linhas com visualização em mapa dinâmico. Desenvolveu-se uma solução genérica, que permite configurar ruas, pontos de parada, terminadores e linhas de ônibus de qualquer cidade, disponibilizando os horários e itinerários para consulta.
Desde o princípio o objetivo era estudar, implementar e testar uma aplicação com a API do Google Maps. Objetivava-se verificar as funcionalidades, facilidades, dificuldades e limitações da tecnologia. A API que é gratuita (com exceção em algumas situações), mostrou-se robusta, a documentação complementa e bem didática. As funções disponibilizadas, apesar de algumas restrições na versão gratuita, foram suficientes para contemplar as necessidades do trabalho. Uma dúvida era o comportamento e funcionalidade usando ASP NET, C#, mas a aplicação mostrou-se viável e não apresentou incompatibilidades ou problemas maiores. Justamente por usar páginas HTML e JavaScript para a interface, que é comumente usado em aplicações web e sites. As regras do sistema desenvolvidas em ASP NET, C# permitiram alcançar os objetivos esperados, pois estas ferramentas mostraram-se viáveis para uso concomitante, e o proposto inicial foi alcançado.
Durante as pesquisas, constatou-se outros serviços similares no mercado, alguns gratuitos também. Entre eles o Bing Maps (não gratuito) e Open Street Maps (mapa colaborativo).
Ainda sobre a API, tecnologias proprietárias que disponibilizam recursos e funções para mapas gratuitamente, resolvem questões de custo para aplicações. A problemática da dependência em atualizações de sentidos de ruas não se aplica, considerando que a entrada de dados é em um sistema de banco de dados, e os itinerários são previstos de acordo com os dados que estão no banco de dados. Assim, dependências de atualizações de direções não são verificadas. O que apresenta uma limitação quando novas ruas são criadas, estas dependem da atualização do mapa. Outra limitação, verificada no uso da API do Google Maps, é não poder alterar o tipo da representação gráfica da cor do itinerário, essa alteração permitiria uma representação diferenciada para situações de pontos de origem e destino informados que tenham mais de uma linha de ônibus em comum.
Durante o desenvolvimento, optou-se por usar o Entity Framework, por ser uma ferramenta que poderia ser útil considerando a capacidade produtiva que ela permite depois do modelo criado. O uso desta tecnologia agregou agilidade e também clareza inclusive para o código fonte.