Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jonathan Hess
Título: Explorando Modelo Virtuais 3D com Realidade Aumentada no SDK do iPhone
 
Conclusão:
O trabalho abordou o desenvolvimento de uma ferramenta minimalista que oferece ao desenvolvedor uma forma prática de embutir um motor de RA dentro de aplicações iOS. A reunião de diversas bibliotecas C++, cada uma com seus objetivos específicos, se demonstrou eficaz, mesmo quando compiladas para plataformas mais singelas, especialmente para dispositivos móveis como o iOS.
Dentre as bibliotecas utilizadas, ArUco é obviamente a mais importante e a que compreende maior parte das responsabilidades que os requisitos do trabalho especificam. Seu algoritmo de detecção de marcações é regularmente eficiente, necessitando ainda de um refinamento mais detalhado para quanto o seu uso em aplicações em dispositivos móveis. Essas plataformas são menos poderosas comparadas à computadores pessoais, situação geralmente causada devido a priorização da economia de bateria, porém, são onde os recursos da RA tornam-se mais atrativas para quaisquer sejam os objetivos.
Um estudo sobre a versão 2.0 do OpenGL foi realizado anteriormente, e técnicas de carregamento de objetos 3D em C++ foram desenvolvidas juntamente com a aplicação de programas shaders, que rodam diretamente na placa de vídeo do dispositivo. Isto tornou mais simples a produção e geração dos gráficos 3D na plataforma do iPhone durante o decorrer deste trabalho.
As ferramentas que acompanham o ambiente de desenvolvimento da Apple foram amplamente utilizadas, e estendidas com outras opções, como o armazenamento do código-fonte em servidores de versionamento da XP-Dev. Uma conta gratuita com 1,5 GB em espaço disponível foi bastante útil neste momento. O Instruments apresentou-se importante quando foram escritas as seções de resultados obtidos: suas ferramentas são facilmente integráveis ao ambiente de desenvolvimento e também à execução dos testes diretamente no dispositivo móvel. Isto permite que os dados apresentados tenham melhor qualidade, demonstrando de forma mais consistente, informações técnicas sobre a implementação e também às necessidades de melhorias que fazem-se necessárias.
A escolha do tema e também das técnicas de desenvolvimento mostraram-se acertadas, e permitiram a conclusão sem maiores complicações do trabalho proposto.