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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rafael Maus
Título: FURBOT C: Uma Abordagem Construcionista para a Construção do Conhecimento em Programação
 
Conclusão:
O desenvolvimento do trabalho atendeu a todos os objetivos propostos. Conforme os objetivos, foi desenvolvido uma extensão ao Furbot que possibilita que a programação da inteligência do mesmo aconteça de maneira simples, permitindo que o aluno controle o robô pelo teclado e resolva exercícios sem a necessidade de escrever o código para testar se a solução está correta fazendo o robô executá-la.
O aluno pode executar o exercício normalmente, ler quais são os objetivos e controlar o robô para que o exercício seja resolvido, ao resolver o exercício basta parar e gerar o código para a solução que o aluno acabou de criar.
Esta maneira agiliza muito o aprendizado em programação para alunos iniciantes que não possuem muita experiência com programação. Alem disso o código gerado contribui para o aluno entenda a lógica da solução do problema, pois cria loops para comandos repetitivos e verifica a possibilidade da execução em trechos duvidosos no mundo em que o exercício acontece.
O embasamento teórico que sustenta a implementação baseou-se no conceito construcionista de aprendizado e contrasta com o conceito instrucionista que norteou o projeto original do Furbot. Isso porque, do ponto de vista de aprendizagem, programar o Furbot implica em desenvolver estratégias que viabilizam a movimentação de personagens em um mundo 2D. Do ponto de vista de ensino, programar o Furbot implica em construir e refinar o processo de desenvolvimento de algoritmos através da apresentação de problemas com complexidade crescente, utilizando para isso a metáfora de jogos.
A funcionalidade desenvolvida foi validada através de alguns estudos de caso onde ficou evidenciado a simplicidade e eficiência do projeto.Os trabalhos correlatos foram utilizados como base de consulta sobre aspectos de interação com o usuário e recursos disponibilizados ao usuário.