Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jean Kirchner
Título: Um Algoritmo para Detecção e Localização de Fontes Sonoras em um Espaço 3D
 
Conclusão:
Como pode ser observado neste trabalho, é possível localizar a fonte sonora por meio de captura dos sons por algum modelo e dispositivos adequados. No decorrer do desenvolvimento deste trabalho, não houve preocupação com os dispositivos de captura, pois as fontes pesquisadas preocupavam-se principalmente com os modelos matemáticos e as técnicas envolvidas, mas os dispositivos de captura devem ser considerados.
Para usar correlação cruzada, os dispositivos devem ter o máximo de precisão possível, e não podem ser direcionais, pois este tipo de trabalho envolve que os sensores estejam “abertos” a todas as direções.
O método de correlação cruzada mostrou-se precisa nos testes não envolvendo ambientes, como as fontes pesquisadas já confirmavam, no entanto, há outros meios de correlação que consideram ruídos e também poderiam ser utilizados.
Além disto, não se preocupou com o tempo de processamento da técnica de correlação cruzada, que no decorrer do processo inteiro para localizar a fonte sonora, é a parte que mais consome processamento, então para uma aplicação real, este método deve ser considerado, em questões de desempenho e ruídos.
O modelo para localizar a fonte sonora, após obter os parâmetros, prova-se funcional, mas não para uma aplicação real. Computacionalmente, os cálculos envolvidos vão acumulando muitos erros, no qual o método utilizado não considera. Desta forma, ao aprimorar os algoritmos para localização de fonte sonora, devem-se considerar técnicas que prevêem erros e formas de amenizar estes erros.
Este trabalho, serve como uma boa introdução em processamentos de sinais, algumas técnicas utilizadas, bem como base matemática que normalmente são utilizados em outras técnicas de triangulação. Também mostra vários problemas que provavelmente se encontram em qualquer tipo de aplicação nesse sentido.
Além disso, com a base de processamento de sinais deste trabalho, também foram desenvolvidos os algoritmos que fizeram a separação dos sinais de entrada para cada som de teste utilizado, pois mostrou-se muito mais produtivo do que utilizar alguma ferramenta existente de som, no entanto foram desenvolvidos exclusivamente para este trabalho.
Em relação aos objetivos, inicialmente ao que o trabalho propunha-se a detectar uma fonte sonora em um espaço 3D e com apenas dois microfones, no qual foi cortado do escopo do trabalho. As técnicas existentes para atender este objetivo com apenas dois microfones são de uma complexidade muito grande, no qual é necessária uma base matemática e de processamento de sinais muito maior e mesmo tentando utilizar de três à quatro microfones, a complexidade ainda é muito alta para o tempo e conhecimento disponíveis para o desenvolvimento este trabalho.