Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Daniel Ricardo de Amorim
Título: Ferramenta de Apoio a Implementação do Modelo Melhoria de Processo de Teste (MPT)
 
Conclusão:
O objetivo da ferramenta desenvolvida é apoiar o gerenciamento de projetos de testes de software. Ela pode ser utilizada para criar planos de teste, nos quais descreve-se todo o planejamento do projeto. Pode-se registrar os riscos para o projeto de teste, os quais são planejados e mitigados. Estes dois artefatos contemplam o nível um do MPT.BR.
Apoia-se o nível dois do processo com os artefatos requisito e casos de teste. Estes mantém a rastreabilidade bidirecional entre si como exige o processo. Com eles a ferramenta possibilita a gestão dos requisitos do projeto de teste e a gestão das análises de testes feitos nos casos de teste.
O artefato de não conformidade é uma prática genérica que propõe manter a qualidade do produto e o monitoramento de projeto com o controle sobre as atividades do projeto, para que estejam de acordo com o processo.
Não se recomenda utilizar o recurso de criação de plug-ins do Eclipse para sistemas complexos como este, pois o PDE tem uma arquitetura engessada para trabalhar especificamente com a criação de recursos para o próprio Eclipse. Por causa disso, a arquitetura da ferramenta teve que ser totalmente alterada após o estudo do recurso. Também não se recomenda para o desenvolvimento de ferramenta em curto prazo, pois a curva de aprendizagem do recurso foi muito alta. Foram estimados 15 dias no início do trabalho, mas dois meses foram gastos para o entendimento necessário para dar andamento ao desenvolvimento da ferramenta.
A utilização do MySQL como banco de dados foi satisfatória para a complexidade da ferramenta, sendo que a mesma não exige uma performance excelente pelo fato de não haver, ainda, uma quantidade de registros e índices muito volumosa. Porém o tornou um desafio, pois o recurso PDE não permite a importação de bibliotecas externas de modo direto. Assim foi necessário pesquisar uma solução para seu uso. Esta solução foi obtida através da criação de um plug-in a partir das bibliotecas do MySQL e importação deste plug-in dentro da ferramenta.
Através do estudo de caso, percebeu-se que a ferramenta pode contribuir para que empresas de desenvolvimento de software implementem o processo MPT.BR. A decisão de desenvolver a ferramenta na forma de um plug-in do Eclipse teve como objetivo atingir o maior número possível de empresas que utilizam o Eclipse como IDE de desenvolvimento de software, proporcionando assim a adoção de uma única ferramenta tanto para o desenvolvimento de software como para a gestão dos testes.
O desenvolvimento da ferramenta foi uma experiência gratificante, pelo fato de possibilitar o maior entendimento sobre o processo MPT.BR, que pensa uma forma diferente de testar software, sem a necessidade de estar acoplado a um projeto de desenvolvimento, mas sim como um projeto à parte, paralelo ao de desenvolvimento. Possibilitou também adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento de plug-ins e as particularidades de sua arquitetura.
O trabalho desenvolvido é exemplo para a criação de plug-ins utilizando o recurso PDE, apresentando sua utilização e limitações.