Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): David Tiago Conceição
Título: Framework para Gerenciamento e Disponibilização de Informações Multimídia Geolocalizadas na Plataforma Android
 
Conclusão:
O presente trabalho apresenta a reunião de formatos de mídia variados em um único aplicativo, permitindo o georreferenciamento e compartilhamento através de funcionalidades padronizadas. Permite também a formação de redes de conexões entre usuários e a visualização das variadas mídias. Dessa forma, contribui para a informática definindo uma forma de georreferenciamento, armazenamento de informações locais e troca de informações com um servidor remoto a partir da plataforma Android. Os diversos aspectos da plataforma são apresentados e, ao final, as opções adotadas são discutidas.
Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que o desenvolvimento de um framework é um processo complexo que exige constante aprimoramento da solução. Assim, neste trabalho opto-se por atender a parte das características de um framework, definindo conjuntos de classes para uma categoria de problemas. Além disso, buscou-se também atender a maior parte dos requisitos propostos, demonstrando diversas características e funcionalidades da plataforma Android. Assim, o presente trabalho lança bases para o estudo de novas funcionalidades ou a adaptação desse para as características completas de um framework.
O presente trabalho demonstra também a utilização da plataforma Android como cliente de uma arquitetura cliente-servidor. Para tal, foram analisados os meios de comunicação entre um dispositivo Android e um servidor externo. A alternativa adotada foi a comunicação via método POST do protocolo HTTP. Essa decisão foi tomada por diversos motivos, entre eles o suporte nativo na plataforma Android, a possibilidade de inclusão de parâmetros na requisição e a facilidade de desenvolvimento de um servidor que atenda as requisições. Para reduzir o número de requisições e, consequentemente, o tráfego na rede foi utilizado o padrão multipart. Através desse, diversas informações, inclusive arquivos, puderam ser agrupadas em uma única requisição.
Considerando as restrições dos dispositivos móveis, diversos cuidados foram necessários. A minimização da quantidade de memória principal ocupada pelo dispositivo foi obtida através do uso combinado de atributos de classes e variáveis locais. Nesse ponto, o resultado alcançado foi positivo, já que, mesmo com serviços executando em segundo plano, a quantidade de memória ocupada foi inferior a ocupada por um trabalho correlato. Outro cuidado esteve relacionado a quantidade de informações armazenadas no banco de dados local. Considerando que esse banco de dados contém todas as informações de georreferenciamento, foi necessária atenção a quais atributos poderiam ser armazenados no banco de dados e qual a capacidade de cada atributo. O resultado obtido nesse caso foi satisfatório, já que a inclusão de novos registros não acarretou na expansão acelerada do banco de dados.
Como principais limitações do presente trabalho, podem ser apresentadas as limitações inerentes a decisões de especificação. O compartilhamento de mídias não georreferenciadas não é permitido, uma vez que tanto o cliente quanto o servidor foram arquitetados para exigir o georreferenciamento. A interação e comunicação com as conexões também é limitada, não existindo alertas de proximidade, aviso de que um usuário foi adicionado ou afins. Não foi desenvolvida também funcionalidade para troca de informações em tempo real, como mensagens de texto, por exemplo. A vinculação de informações de georreferenciamento através dos formatos específicos de cada mídia também não foi desenvolvida. Alguns formatos de arquivo podem apresentar atributos específicos para a armazenagem do georreferenciamento. Esses atributos não foram explorados no presente trabalho.
Por fim, a plataforma Android mostrou-se ampla e expansível. Ampla por apresentar diversas bibliotecas nativas que facilitaram o desenvolvimento desse trabalho. A exibição de mídias, mapas e a obtenção de coordenadas geográficas, por exemplo, puderam ser desenvolvidas facilmente através das classes já existentes na plataforma ou em bibliotecas auxiliares. Além disso, a plataforma apresenta um ambiente de desenvolvimento completo, com um SDK fortemente integrado com o Eclipse IDE e um emulador com diveras opções de parametrização. A capacidade de expansão da plataforma é dada pela grande facilidade de incorporação de bibliotecas Java externas. É o caso da biblioteca HTTPMime disponibilizada pela Apache, que pode ser facilmente incorporada ao projeto.