Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gabriela Tinti Vasselai
Título: Um Estudo sobre Realidade Aumentada para a Plataforma Android
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou uma aplicação com realidade aumentada utilizando coordenadas geográficas para registro dos objetos virtuais, chamados de pontos de interesse. A impressão de aumento de realidade é garantida através do uso da câmera de vídeo, na qual os objetos virtuais são desenhados acima das imagens da câmera. A interação da realidade com a virtualidade ocorre através da movimentação do dispositivo, acionando a bússola e o acelerômetro. Essas funcionalidades resultam no cumprimento de todos os objetivos propostos para o trabalho.
Também foi entregue por este trabalho um conjunto de funcionalidades que permitem ao desenvolvedor de aplicativos de realidade aumentada, testar seu desenvolvimento no simulador do Android. A primeira funcionalidade permite que as imagens de uma câmera externa sejam disponibilizadas pelo computador e capturadas pelo simulador. A segunda funcionalidade permite enviar ao simulador os valores de diversos tipos de sensores suportados pela plataforma como acelerômetro e bússola.
A plataforma Android mostrou possuir grande potencial para desenvolvimento de aplicativos, através da API bastante robusta e das ferramentas de desenvolvimento e depuração que permitem inclusive depurar dentro de um dispositivo. A transparência é uma característica nessa plataforma, que pôde ser observada ao utilizar as APIs dos serviços de localização e de sensores, toda interação com o hardware do dispositivo foi abstraída pela plataforma.
O aplicativo desenvolvido nesse trabalho apresentou funcionalidades semelhantes às dos trabalhos correlatos. Dentre elas pode-se destacar a determinação dos pontos de interesse através de coordenadas geográficas, acelerômetro e bússola; a visualização da realidade através da câmera e da virtualidade através de objetos desenhados em um sistema em 3D; e a obtenção dos pontos de interesse através de um servidor web.
Por fim, este trabalho apresentou um conceito inovador de interação da realidade com a virtualidade através de dispositivos móveis em uma das plataformas emergentes. Gerando como resultado uma aplicação funcional que se destaca não só pela imersão, mas também pela sua característica única de permitir executar no simulador, tornando a aplicação acessível aos desenvolvedores que não possuem o dispositivo.