Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Maciel Felipe da Silva
Título: Regras de Associação na Disseminação da Informação na Biblioteca Universitária da FURB: Enfoque nas Novas Aquisições do Acervo
 
Conclusão:
Gerenciar a informação na Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), especificamente a disseminação da informação sobre novas aquisições do acervo bibliográfico para os usuários da BU mostrou-se importante para a criação de um canal de comunicação eficaz com os usuários, possibilitando a disseminação de informações sobre o acervo diretamente para o e-mail do usuário, minimizando tempo gasto com buscas e maximizando o uso dos recursos tecnológicos.
Foi proposto um sistema para a disseminação de informações das novas aquisições da BU/FURB e após o desenvolvimento do protótipo observa-se que os objetivos específicos destacados neste trabalho de conclusão de curso foram alcançados, tais como: o desenvolvimento de uma interface web na qual o usuário pode selecionar as áreas do conhecimento disponíveis para receber informações; a verificação das informações de novas aquisições disponíveis no acervo, separando-as por áreas predefinidas e gerando um relatório personalizado de acordo com o perfil de cada usuário. Pretende-se com a implantação deste protótipo que sejam disseminadas as informações referentes às novas aquisições bibliográficas de acordo com as áreas de preferência selecionadas previamente pelo usuário, juntamente com as informações detectadas através de regras de associação.
A utilização da tecnologia de mineração de dados para extração de informações em base de dados, especificamente da técnica de regra de associação, foi útil não só na ferramenta de envio, mas também na ferramenta gerencial, pois permitiu encontrar correlações entre algumas áreas que ainda eram desconhecidas e em outros casos possibilitou constatar associações que se acreditava existir.
Além disso, o emprego das regras de associação, permitiu criar um sistema mais elaborado que além de enviar as informações de interesse do usuário, conforme a seleção feita previamente por este, também envia informações de obras que podem interessar a estes usuários.
Entre as principais contribuições da utilização das regras de associação para o desenvolvimento do sistema está, a previsão de possíveis necessidades informacionais, detectadas pelo emprego das regras de associação ao verificar que quem empresta obras de uma área também empresta de outra determinada área. Assim, o diferencial do sistema desenvolvido é o envio das informações de acordo com o interesse do usuário por e-mail, associado ao envio de informações que também podem interessar ao usuário, detectadas pelo uso das regras de associação.
Entretanto, foram encontradas algumas limitações durante o desenvolvimento do sistema, como a disponibilização para o usuário na interface web de uma quantidade limitada de áreas, áreas estas que já são predefinidas pela Biblioteca para a divulgação de novas aquisições. As áreas disponíveis atualmente foram definidas de acordo com as áreas mais gerais da CDD relacionadas aos cursos da Universidade, desta forma, não considera áreas mais específicas.
Por fim, o sistema proposto irá proporcionar que a BU/FURB disponibilize um serviço de disseminação da informação mais condizente com as necessidades dos usuários. A disponibilização de serviços de disseminação da informação em bibliotecas universitárias auxilia as atividades de ensino e pesquisa. O usuário ao se beneficiar do serviço o terá como um instrumento de atualização na sua área de atuação.