Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Camila Labes
Título: Teste-plan: Ferramenta de Apoio ao Planejamento e Controle das Atividades do Processo de Testes
 
Conclusão:
Neste trabalho é apresentada uma ferramenta que apóia o planejamento e controle da área de testes da empresa HBSIS Informática. A ferramenta auxilia na organização e no controle das atividades realizadas em um ciclo de teste e armazena o conjunto de informações geradas durante o ciclo. Auxilia no desenvolvimento das atividades envolvidas no processo de testes. A ferramenta sugere a extinção da planilha Excel utilizada atualmente para geração dos artefatos envolvidos, amenizando problemas como:
a) formatação do caso de teste;
b) padronização dos artefatos;
c) falta de segurança na geração de documentos em servidores públicos da empresa;
d) falta de rastreabilidade com casos de uso;
e) execução de casos de teste somente quando deve;
f) controle de inspeções;
g) planejamento dos testes;
h) controle de envolvidos e status das atividades.
Como resultado é possível monitorar, de forma sistematizada, o progresso das atividades durante todo o processo, permitindo aos envolvidos organizar e acompanhar suas tarefas e informações. Desta forma, o projeto oferece uma alternativa de melhoria ao processo de teste, possibilitando maior eficiência e agilidade na sua administração. A agilidade gerada ao atual processo vem da diminuição de ações manuais, automatizando as atividades da área de teste para confecção, impressão e execução de casos de teste.
Desta maneira, é apresenta uma opção de sistema para gestão de testes de software voltado para a HBSIS Informática, que já possui um processo de testes definido e almeja o nível 3 do CMMI. A implantação e utilização da ferramenta pretendem contribuir para a melhoria dos resultados, aumentando a maturidade da área de teste e obtendo agilidade na administração e execução das atividades, controlando o caso de teste, seus estados e seus envolvidos. Ainda que o processo não seja o alvo deste trabalho, é possível afirmar que o processo da empresa HBSIS Informática ganha maturidade na área de testes, pois garante que as atividades e o processo sejam cumpridos sem burlo, facilitando a auditoria em relação à obtenção do CMMI nível 3.
Este trabalho alcançou a etapa de avaliação com usuários, sendo utilizada a própria demanda de atividades da HBSIS Informática e seus envolvidos da área de teste, mostrando um resultado positivo em relação à utilização e a aderência da ferramenta ao processo atual.
A ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação C# / ASP.NET e banco de dados SQL Server 2005, como outras ferramentas internas desenvolvidas pela HBSIS Informática. Utilizou-se do framework .NET para desenvolvimento e nos aspectos não atendidos pelo framework, buscou-se alternativas fora do framework, porém, voltadas à ele, como é o caso de um componente envolvido em uma das principais telas da ferramenta, o HierarGrid.
A divisão da arquitetura facilitou o projeto e o desenvolvimento do trabalho. Já a especificação através do uso da UML, auxiliou na definição do escopo e na codificação da ferramenta.
Assim, pelos resultados obtidos, o estudo de caso avalia positivamente a proposta da ferramenta e demonstra que a sua aplicação oferece benefícios para a gestão e controle do processo de teste de software, cumprindo os objetivos abordados neste trabalho.