Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rafael Adriano
Título: Webide 2.0 : um ambiente web usando GWT-EXT para acompanhamento e desenvolvimento de exercícios de programação
 
Conclusão:
O desenvolvimento deste ambiente web teve como objetivos desenvolver um ambiente baseando-se nos requisitos funcionais do trabalho de Lohn (2008), melhorando a usabilidade e robustez, a depuração com uma arquitetura que pudesse oferecer mais segurança e facilidade na implementação e oferecendo suportes básicos no editor de código fonte, como numeração de linhas, syntax highlighting e content assist.
O ambiente é voltado para o auxílio do aprendizado da programação, facilitando para o professor ou monitor acompanhar individualmente cada aluno, e também agilizando as correções dos exercícios e entregando o resultado mais rápido para o aluno.
Para o aluno, o ambiente facilita sua mobilidade, pois não é preciso instalar a ferramenta na máquina em que vai trabalhar, bastando acesso à internet. Com isso, abre-se a possibilidade de fazerem exercícios extraclasses, mesmo sem o professor ou monitor não estarem juntos.
Os objetivos tiveram as seguintes conclusões:
a) a criação de uma interface mais amigável usando o framework Gwt-Ext foi atingida com êxito;
b) o uso da arquitetura JPDA no processo de depuração também foi atingida com êxito;
c) os recursos de numeração de linhas e syntax highlighting foram atingidos com sucesso, somente o recurso de content assist tem sua disponibilidade limitada, não funcionando no navegador Internet Explorer.
Mesmo com os problemas que ocorreram durante o período de validação, o ambiente se apresentou estável, de fácil acesso e uso. O sistema teve uma ótima aceitação dos alunos e do professor Fernando, que utilizaram a ferramenta na disciplina de Programação de Computadores.
Os estudos apresentados das bibliotecas, framework e arquitetura foram importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Não apresentaram nenhum problema ou dificuldade para implementação do sistema. A especificação da arquitetura JPDA era clara e objetiva, o que fez com que o desenvolvimento da depuração atingisse seu funcionamento desejado. Ela abstrai totalmente as informações de uma depuração, sem precisar conhecer a estrutura das informações que o depurador da linguagem oferece.