Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Anildo Loos
Título: Processo de Garantia da Qualidade Baseado no Modelo MPS.BR
 
Conclusão:
Com a constante busca do aperfeiçoamento da qualidade dos processos e produtos, a GQA baseado no processo MPS.BR, deverá funcionar como um mecanismo de auxílio no processo de desenvolvimento de software e ao mesmo tempo medir o nível de maturidade do projeto. Este processo de avaliação tem como principal objetivo encontrar não-conformidades registrando e comunicando-as aos responsáveis para efetuar a correção.
Durante o andamento das pesquisas, notou-se que a GQA está cada vez mais presente nas empresas de desenvolvimento de software, seja ela através de processos manuais ou com o auxílio de ferramentas.
Utilizar um modelo de melhoria de processo como base, permite a organização o estabelecimento de critérios a serem seguidos nos seus processos de desenvolvimento. O modelo MPS.BR foi fundamentado em normas e modelos conhecidos internacionalmente.
No desenvolvimento os atributos de processos foram desconsiderados na implementação, focando-se apenas nos resultados esperados da GQA. Neste processo foram utilizados os paradigmas de orientação a objetos, implementados na linguagem Java. O uso dessa tecnologia gerou diversas dificuldades e desafios na implementação devido a pouca experiência no ambiente de desenvolvimento. Apesar desses contratempos os objetivos iniciais propostos para este trabalho foram desenvolvidos com êxito.
A ferramenta desenvolvida pode auxiliar uma organização a agilizar o processo de avaliação da garantia da qualidade tendo em vista que a ferramenta implementada atende (bem ou parcialmente) a maioria dos resultados esperados do processo de GQA do modelo MPS.BR. A troca de informações efetuada entre as equipes de qualidade e desenvolvimento para garantir a correção das não-conformidades não foi totalmente implementada, o que é considerado uma limitação da ferramenta.