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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Roberto Rocha Rodrigues
Título: Simulador de futebol em ambiente WEB
 
Conclusão:
O objetivo deste trabalho, disponibilizar o simulador de Schulter (2007) na web, foi alcançado. Os objetivos específicos também foram alcançados. Dois requisitos relacionados ao modo offline não foram satisfeitos. Com o desenvolvimento do trabalho percebeu-se que não era possível criar um modo offline do simulador, visto que a visualização ocorre no navegador do usuário através de um applet. Para atender o modo offline, seria necessário desenvolver outro aplicativo. Outra opção seria implementar o sistema com toda a interface em Java, realizando a conexão com o servidor quando possível e disponibilizando-o com a tecnologia Java Web Start. Isso inviabilizaria a utilização de HTML, JavaScript e CSS para os cadastros, que são tecnologias conhecidas do acadêmico. O estudo dos padrões de projeto foi muito importante para o desenvolvimento do trabalho, visto que a utilização de padrões facilitará manutenções ou extensões. Por exemplo, a utilização do padrão DAO com o Factory Method ajuda muito em uma possível migração da base de dados porque as interfaces definem as classes e métodos que precisam ser implementados. Porém, o tempo que se gasta para obter este conhecimento poderia ser utilizado para aprender um framework como Struts ou Spring. Estes frameworks são construídos por equipes que adotam os principais padrões de projeto, oferecendo mais produtividade, mais funcionalidades e menos riscos de erros devido aos testes realizados pelas equipes e pela comunidade Java. A troca de informações entre o applet e o servidor é realizada através de objetos Java serializados. Isso facilitou a implementação, visto que não foi necessária a utilização de outra tecnologia ou linguagem. As funcionalidades das tecnologias utilizadas foram aplicadas e atenderam o esperado. Como exemplo cita-se o servidor Tomcat que serviu as páginas sem problemas, o banco de dados MySQL que apresentou bom desempenho, a biblioteca JOGL que interpretou corretamente os comandos OpenGL e a tecnologia JSP combinada com HTML, CSS e JavaScript que possibilitaram a criação da interface desejada. As limitações do Futebol Simulado que foram comentadas por Schulter (2007) e que continuam após este trabalho são: a) não implementação do eixo Z, impossibilitando jogadas aéreas; b) as regras de impedimento, pênalti e escanteio não foram implementadas; c) a bola não perde força nos chutes e passes. Ainda, outras limitações identificadas neste trabalho são: a) não ser possível jogar sem conexão com a Internet; b) não possuir som; c) não possuir um sistema para os usuários conversarem entre si; d) não possuir um sistema de campeonatos.