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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Robson Vitor Rezini
Título: Protótipo de um Game Embarcado em Plataforma ARM dotado de Acelerômetro
 
Conclusão:
Foi visto que a indústria de jogos está sendo impulsionada por grandes investimentos, alimentando o desenvolvimento de tecnologias novas, tanto de hardware quanto de software. Dentro destas novas tecnologias, surgiu o acelerômetro que trouxe um novo modo de interação entre o jogador e o jogo. Como se trata de uma tecnologia nova decidiu-se prototipar um game utilizando-o como interface de comunicação entre o jogo e o jogador, capturando os movimentos do jogador e manipulando assim os objetos do jogo. Observa-se que devido aos limites do kit utilizado, não foi possível desenvolver um game muito complexo, pois se trata de um protótipo cujo escopo é explorar e demonstrar o uso do acelerômetro como dispositivo de controle e captação de movimentos e não a tecnologia dos algoritmos gráficos e bibliotecas envolvidas. Verifica-se ainda que já existem aplicações comerciais que utilizam o acelerômetro, no entanto as empresas que as possuem não divulgam as tecnologias e métodos empregadas, deixando assim, uma lacuna de conhecimento sobre estes itens. A área acadêmica necessita desenvolver este conhecimento e divulgá-lo para os interessados no assunto para não perder este avanço tecnológico. Pode-se concluir que se conseguiu chegar aos objetivos propostos, desenvolvendo um game em plataforma ARM que utiliza o acelerômetro como interface de captação de movimento, provando que seu uso contribui ainda mais para a jogabilidade do game. Conclui-se também que o acelerômetro se trata de um dispositivo multiuso com infinitas aplicações, atuando em várias áreas da informática, como entretenimento, segurança, portabilidade e outras. Como o seu uso é abrangente espera-se que surjam cada vez mais aplicações e tecnologias que o utilizem. O meio acadêmico tem muito conhecimento a desenvolver acerca do mesmo, conseguindo assim atrair investimentos acadêmicos criando tecnologias novas. O desenvolvimento deste game demonstrou que até pequenas aplicações e jogos podem fazer uso do mesmo atraindo mais usuários e jogadores. A publicação do jogo no fórum do fabricante caracterizou isso, uma vez que o game obteve sucesso e popularidade muito rapidamente.