Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Paulo Rosa
Título: Análise da Aplicabilidade de Técnicas Baseadas em Regras e Técnica de Monte-Carlo no Jogo de Cartas Rikken
 
Conclusão:
O presente trabalho teve como proposta o desenvolvimento de uma aplicação para reproduzir e validar as técnicas relatadas no artigo descrito em Vorsteveld (2007). Durante a implementação deste protótipo foram encontradas várias dúvidas sobre como Vorsteveld realiza a distribuição das cartas e sobre como foram as condições da fase de testes. Estas dúvidas podem ser uns dos fatores que prejudicam na análise dos resultados obtidos. Outra causa deve-se ao fato de, por ser um jogo de cartas, os resultados podem ser os mais variados, pois se trata de busca aleatória de informações imperfeitas. O baixo número de repetições nas análises de jogadas leva a resultados com uma grande variação de valores, impossibilitando uma conclusão precisa. Uma das maiores preocupações, desde o princípio do experimento, foi quanto ao desempenho da aplicação, tendo em vista o número excessivo de repetições de jogos a cada carta que seria jogada pela técnica de Monte-Carlo. Dessa forma, foram utilizadas técnicas simples e de melhor desempenho na construção das simulações, não sendo necessário o uso de bibliotecas externas. Os resultados do presente trabalho foram bastante satisfatórios, pois mesmo tratando-se de análise de técnicas, foram acopladas técnicas que enriqueceram o projeto como a LTC, utilizado na escolha do parceiro da técnica Monte-Carlo, e a TPC verificado na tomada de decisão do tipo de jogo pelo jogador baseado em regras. Por fim, foi concluído que o desempenho ótimo em jogos de informações imperfeitas exige raciocínio sobre as informações correntes e futuras de cada jogador. O método de Monte-Carlo realiza uma aproximação simples calculando a média dos valores de uma ação sobre cada configuração possível de informações.