Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Glauco Knihs
Título: Linguagem de programação visual baseada em tipos de dados abstratos
 
Conclusão:
Os objetivos de criar uma linguagem baseada em TAD para o LTD e incluir conceitos de processos concorrentes foram alcançados. Foram criados novos comandos para dar suporte a TAD e concorrência. As mesmas funcionalidades da versão anterior do LTD foram mantidas, as quais são mover, rotacionar, espelhar e mudar a cor de uma peça ou figura, além de mudar a cor de fundo e mover a câmera. Nesta implementação foi incluído em editor de modelos, os quais representam os TAD, e um editor de mundos. No editor de modelos são criados desenhos a partir das peças do Tangram, possibilitando a criação de métodos, onde os comandos são encapsulados. No editor de mundo cada modelo pode ser instanciado várias vezes e os métodos das instâncias podem ser executados simultaneamente, o que caracteriza
concorrência.
Novas funcionalidades foram incluídas, como a criação de vários comandos com uma interação ao editor gráfico, o pan e a escolha do ponto de rotação a partir de um clique no ponto de uma peça.
O problema da versão 2.0 do LTD, onde a tela pisca freqüentemente durante uma operação de movimentação das peças, foi resolvido utilizando a função setDoubleBuffered(true) da classe GLCapabilities e trocando a função glFlush() por glSwapBuffer() no método que desenha o canvas. O problema de distorsão das peças quando redimensionada a janela do editor gráfico também foi resolvido.
A ferramenta foi redesenvolvida na linguagem Java, utilizando a biblioteca JOGL para os recursos gráficos. O ambiente de desenvolvimento utilizado foi o Netbeans 6.0 da empresa Sun Microsystems, com auxílio da ferramenta GALS para geração dos analisadores léxico e sintático, os quais são utilizados para interpretar os comandos da linguagem LTD. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento mostraram-se adequadas.
Uma atualização da ajuda (help) é necessário, visto que a ferramenta possui novas telas, funções e comandos da linguagem LTD, o que torna obsoleto o manual da segunda versão do LTD.
A interface gráfica onde é mostrada uma árvore com todas as informações do desenho não foi implementada.
Outra limitação existente é a falta de um mecanismo para o encaixe automático das peças quando se movimenta uma para perto da outra.
Ainda, verifica-se que quando a posição da câmera é retirada da origem, ocorre um erro no cálculo da desprojeção do ponto do cursor na tela para o ponto no mundo tridimensional, o que faz com que as peças não possam ser selecionadas.
Observa-se também que o ambiente ainda não está apto para servir como ferramenta para crianças, visto que é necessário realizar um número maior de testes para verificar a confiabilidade da ferramenta. Complementações são necessárias para uma melhor interação dos usuários com a ferramenta. O tempo empregado nesta versão foi voltado para aspectos de definição do ambiente e aspectos técnicos para criação do mesmo.