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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Felipe Koche Ambrosio
Título: SE.RPG 2.0: Uma nova versão do Software Engineering Roleplaying Game
 
Conclusão:
Os objetivos propostos neste trabalho foram atingidos plenamente. As melhorias e
alterações realizadas na primeira versão do SE•RPG para a versão atualizada nesse trabalho
são visíveis ao jogador já a partir do início do jogo, onde é possível a escolha do modelo de
prototipação para o desenvolvimento da atividade escolhida. Através do uso do Flash com o
Action Script, foi possível reescrever o jogo de forma orientada a objetos, deixando assim, o
código mais legível, padronizado e de fácil entendimento.
O acréscimo de ferramentas CASE no jogo, tornou a trama e o ambiente ainda mais
completo. Assim como em uma partida de RPG tradicional, agora o jogador pode comprar
equipamentos, nesse caso ferramentas CASE e equipar em uma personagem.
Dessa forma propicia um aumento ainda maior a realidade do jogo, com a situação de
uma empresa real e o próprio RPG, onde os programadores podem ter acesso a determinadas
ferramentas CASE. Mas, independente de qual ferramenta for, o programador terá que ter o
conhecimento de como utilizá-la, para que assim se tenha um melhor aproveitamento e uma
maior eficiência e produtividade no desenvolvimento da tarefa.
Com as ferramentas no jogo, houve uma alteração nos cálculos dos testes de sucesso
das personagens e o sistema d20, juntamente com as regras fundamentadas na Engenharia de
Software e relacionadas com as perícias das personagens. Isto exige uma atenção maior do
gerente de projetos ao comprar e equipar uma ferramenta em uma personagem, pois é
necessário certificar que aquela personagem realmente sabe utilizar aquela ferramenta, para
assim compensar o valor investido.
As ausências inesperadas das personagens durante o desenvolvimento do projeto,
acrescentou ao jogo além de uma melhoria em relação a simulação com a realidade, um fator
descontraído e ao mesmo tempo importante, pois estimula que o gerente de projetos esteja
preparado para tomar as decisões corretas em relação a sua equipe, evitando que haja
problemas no projeto.
Por fim, observa-se uma ferramenta mais completa e preparada para ser utilizada para
fins didáticos, onde além de contemplar ainda mais os conceitos da Engenharia de Software,
abre um leque maior de possibilidade e ações que jogador pode tomar durante o jogo.