Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Adriano Gonçalves Polidoro
Título: Aplicação de Troca Eletrônica de Dados (EDI) Utilizando Padrões EAN Brasil
 
Conclusão:
O trabalho desenvolvido conseguiu alcançar seus objetivos demonstrando a importância que um software facilitador da integração de EDI entre parceiros provê nesta relação comercial e política. Com esta ferramenta, os operadores logísticos diminuem consideravelmente seu tempo para tratar inconsistências no tráfego de dados, já que isto se dá de forma praticamente automática. A transportadora poderá ser avisada automaticamente quando o pedido for faturado, desta forma há economia em tempo e com comunicação. O número de rupturas nos pedidos (pedidos entregues com quantidades diferentes das solicitadas) cai a nível zero e todas as informações de tráfego são registradas no sistema.
Os outros aplicativos e banco de dados que participam como atores na tecnologia EDI também são beneficiados com a não mais adaptação ao sistema ERP de seu parceiro, ou seja, um sistema de ERP do fornecedor não é mais alterado para se encaixar no layout de dados do sistema ERP do cliente, o aplicativo desenvolvido é que é flexível ao ponto de fazer este encaixe perfeitamente. Desta forma, quando houver necessidade de substituição dos sistemas comerciais das empresas parceiras, o impacto será minimizado não necessitando de intervenção nos sistemas residentes.
Pode-se concluir, com base nestas informações , que a implantação de uma tecnologia EDI deve-se preferencialmente ser feita através de um aplicativo integrador de sistemas. O integrador auxilia na retirada e adição de sistemas ERPs, CRMs e complementares, controla os pedidos de forma com que não haja inconsistência e consequentemente atritos comerciais, auxilia nos processos internos, intervém com a transportadora e cria registros das mensagens trafegadas. É extremamente importante que o software integrador utilize padrões definidos pela EAN Brasil, conforme utilizado no aplicativo proposto, desta forma a facilidade na troca de dados é maior, excluindo a necessidade de implementar tabelas de convergência entre valores que deveriam ter os mesmos padrões.
O EasyPhp mostrou facilidade ao instalar, interagir com o banco de dados firebird e enviar e-mails no formato padrão da EAN Brasil, o XML. Apesar de estas interações apresentarem resultados positivos, necessitou-se alterar algumas de suas configuracoes para funcionar perfeitamente. A implementação orientada a objetos facilitou o desenvolvimento do integrador já que este conceito possibilita que classes, também interpretadas como moldes, criem objetos de acordo com seus padrões pré-definidos.
Uma outra vantagem da utilização deste aplicativo é o baixo nível de infra-estrutura necessária para sua hospedagem na empresa, sendo necessário apenas um servidor de médio porte, um link de internet e uma caixa de e-mails. O custo de manter este ambiente operacional e a usabilidade que o software demonstrou também podem ser citadas como vantagens competitivas a outros aplicativos.
Uma das limitações do software é a não adaptação de forma imediata ao sistema já residente na empresa aderente ao EDI, sendo necessário para cada empresa sua personalização de acordo com o banco de dados da mesma. O software também não trata devoluções de produtos após seu faturamento, desta forma caso acontecer alguma, deve-se tratar apenas no sistema ERP da empresa.
A seguir seguem as extensões, que sugerem trabalhos que podem ser implementados a partir deste e que enriquecem este software integrador de mensagens.