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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Pablo dos Santos Alves
Título: Sistema de Agendamento e Gerenciamento de Consultas Clínicas
 
Conclusão:
O objetivo do trabalho foi atingido, o qual consistia no desenvolvimento de uma aplicação para automatizar o processo de agendamento, confirmação e gerenciamento de consultas clínicas on-line, através de um portal corporativo. O sistema foi concebido para utilização tanto pelos profissionais de uma clínica de fisioterapia, quanto para pacientes, conforme os requisitos levantados, tendo a função principal de permitir o agendamento e confirmação de consultas via Internet, informando os usuários do sistema através do envio de mensagens de notificação.
O sistema automatizou as operações de agendamento e gerenciamento de consultas utilizando novas tecnologias, incorporando assim a extensão da informática em um processo essencial aos profissionais e pacientes de uma clínica de fisioterapia, trazendo maior facilidade de acesso, controle e manipulação de informações tangentes aos agendamentos.
Para o desenvolvimento do sistema foram utilizadas tecnologias, padrões e ferramentas conceituadas no mercado de desenvolvimento de software. Algumas tecnologias como o Servidor de aplicações Java JBoss, container WEB Tomcat, tecnologia de Portais e Portlets e os padrões de projeto DAO e MVC foram considerados pré-requisitos para a implementação do SAGCC.
O Liferay demonstrou ser um portal corporativo muito robusto e ao mesmo tempo flexível, oferecendo todos os requisitos necessários para cobrir, por exemplo, a implementação dos Portlets utilizando em conjunto a tecnologia JSF. Outra característica positiva do Liferay foi a facilidade de customização do portal, assim como a intuitiva interface para tratar a lógica de acesso de usuários.
A JPA e o Hibernate em conjunto com a tecnologia EJB 3.0 apresentaram características importantes como praticidade no desenvolvimento, que contribuíram enormemente para a produtividade, economizado código e mantendo as preocupações na lógica do negócio que diz respeito ao agendamento e gerenciamento de consultas.