Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Andrey Starke Sardo
Título: Controle de Tráfego Ferroviário Utilizando Microcontrolador Pic16f628a
 
Conclusão:
Os objetivos propostos foram alcançados. A substituição do microcontrolador PIC16F84A pelo PIC16F628A foi bem sucedida. O controle de velocidade (aceleração e desaceleração) também foi bem sucedido, conforme desenvolvido. Com o novo componente para comunicação, o TRF-2.4G, foi possível tornar mais eficiente e confiável a comunicação entre controlador, trens e cruzamentos. A troca dos sensores (reed-switch) da lateral dos trilhos (como acontecia no protótipo de Schubert (2003)) para dentro dos trilhos trouxe maior precisão na detecção e também uma maior segurança, visto que sua fixação ficou mais protegida, dificultando que seja retirado da posição estabelecida acidentalmente. O componente TRF-2.4G teve fundamental importância no desenvolvimento deste trabalho, pois apresenta um ambiente de alto nível para o envio e recebimento de dados via rádio freqüência. Para execução deste trabalho fez-se necessário o estudo do funcionamento do componente TRF-2.4G, construção de circuitos eletrônicos, linguagem C para microcontroladores e a utilização do microcontrolador PIC16F628A. Todos estes componentes mostram-se adequados para o referido projeto. A linguagem Java também se mostrou adequada para o desenvolvimento do software do controle central. Há, no entanto limitações no trabalho desenvolvido. No software do controle central, não é realizada consistência das rotas definidas para o trem, faltando um editor e um compilador de rotas. O circuito desenvolvido para os cruzamentos é limitado a controlar apenas um desvio e monitorar no máximo três sensores por cruzamento.