MESTRADO
Processo seletivo
O curso de PPGSC da FURB tem como público-alvo os profissionais com interesse e/ou atuação no campo da Saúde Coletiva, com graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária, Ciências Sociais, Saúde Coletiva , e áreas afins.
O processo seletivo é anual e ocorre no segundo semestre de cada ano para o ingresso no ano subsequente.
Etapas
- Prova escrita de conhecimentos
- Projeto de pesquisa conforme modelo
- Currículo Lattes documentado
- Entrevista
Investimento
- Para aluno não bolsista: 30 parcelas mensais de 24 créditos financeiros, conforme previsto na Resolução 115/2017, reajustadas anualmente, pela correção do crédito financeiro.
- É facultativo o parcelamento do valor total do curso de mestrado em 18 ou 24 meses
- Curso sem taxa de inscrição.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA
Duração: 2 anos
Carga horária: 570 h/a
Vagas: 10
Frequência: semanal, sextas
Turno: matutino, vespertino e, às vezes, noturno
Local: FURB câmpus 3
Suficiência em língua inglesa: O Exame de proficiência em língua inglesa deve ser realizado no FURB Idiomas. A exigência é tradução e compreensão. Não serão aceitos atestados ou diplomas de exames já efetuados. A média para aprovação é nota 6.
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Bolsa FAPESC
Disponibilidade de bolsas de fomento externo por meio da FAPESC para a manutenção de aluno com dedicação às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Seleção
- 21/02/2025 - Edital 02/2025 - Inscrições 21/02/2025 a 26/02/2025 - Bolsas de Estudo Gratuidade FURB
- 07/03/2025 - Aprovados
- 07/03/2025 - Edital 04/2025 - Inscrições 08/03/2025 a 17/03/20258 - Bolsas FAPESC
ALUNO ESPECIAL
Aluno Especial é a modalidade de inscrição para cursar disciplinas isoladas no programa de pós-graduação.
- O candidato poderá escolher até 3 disciplinas optativas dentre as ofertadas, através de edital específico, sendo uma disciplina por semestre.
- O aceite do aluno especial está condicionado à existência de vaga e avaliação do colegiado do Programa.
Seleção
- Nenhum processo com inscrições abertas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Sistemas de Saúde e Modelos de Atenção: análise comparada - 30 h/a
Histórico, bases conceituais, legais, características operacionais e tecnológicas dos sistemas de saúde. Comparação do sistema brasileiro com os demais. Modelos de Atenção com ênfase na Atenção Primária à Saúde.
Epidemiologia Geral - 30 h/a
Medidas de Saúde-doença. Tipos de estudos epidemiológicos. Estudos de Coorte. Estudos de Caso-controle. Estudos transversais. Estudos ecológicos. Estudos experimentais. Revisões sistemáticas e metanálise.
Bases Históricas e Sociais da Saúde Coletiva - 30 h/a
Correntes do pensamento sociológico e antropológico para compreensão da saúde de coletividades humanas. Marcos históricos da saúde coletiva. Desigualdades sociais e saúde. Saúde e sociedade.
Produção Técnica e Científica I - 30 h/a
Comunicação científica e tradução de conhecimento. Redação científica e produção de artigos. Produção de material didático/instrucional. Elaboração de tecnologia social.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Área temática: Planejamento e Gestão em Saúde
Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde - 30 h/a
Fundamentos Teóricos e Históricos da Administração, Planejamento e Gestão em Saúde. Principais modelos de Planejamento em Saúde. Modelos de Gestão em Saúde
Políticas Públicas de Saúde - 30 h/a
Relações entre o Estado e a produção social da saúde. Histórico, desenvolvimento, implementação e gestão das Políticas Públicas e sua articulação com de saúde. Redes de Atenção à Saúde.
Atenção Primária à Saúde na Rede de Atenção - 30 h/a
Níveis de atenção. Redes de Atenção à Saúde - composição e organização. Serviços de saúde e sistemas de referência. Conceito de Atenção Primária. Atributos da Atenção Primária à Saúde. Operacionalização da Atenção Primária à Saúde.
Processo de Trabalho em Serviços de Saúde - 30 h/a
O trabalho como elemento fundante do ser social. Processo de trabalho em saúde. O trabalho em saúde enquanto produção cooperativa e suas dimensões básicas. Política Nacional de Humanização transversal ao trabalho em saúde.
Avaliação em Saúde - 30 h/a
História, conceitos, aplicações e abordagens da Avaliação em Saúde. Construção de modelos de avaliação. Critérios, indicadores, padrões, parâmetros e medidas de Avaliação em Saúde.
Intersetorialidade e Políticas Públicas na Atenção Primária - 30 h/a
Sistemas Políticos e Saúde: evolução histórica, aspectos, conceituais, analíticos e representativos. Sistema Único de Saúde/Legislação atual. Histórico, princípios e ferramentas em Saúde da Família. O Estado e a atenção à Saúde no Brasil. Papel do Estado na reformulação de Políticas Públicas.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Área temática: Epidemiologia
Epidemiologia em Serviços de Saúde - 30 h/a
Sistemas de informação em saúde. Indicadores de saúde: construção, aplicação e critica. Inquéritos epidemiológicos. Vigilância epidemiológica. Epidemiologia e planejamento. Epidemiologia e avaliação de serviços e programas.
Bioestatística I - 30 h/a
Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística: intervalo de confiança e testes de hipótese. Testes qui-quadrado. Teste t para uma e duas amostras. Regressão linear simples e correlação. Análise de variância. Testes não-paramétricos.
Bioestatística II - 30 h/a
Seleção e aplicação de testes paramétricos e não-paramétricos. Estimação por ponto e intervalo de confiança. Confundimento. Análise estratificada. Análise de regressão linear e logística. Análise de sobrevida. Noções de métodos multivariados.
Epidemiologia de Doenças Crônicas não Transmissíveis (inglês) - 30 h/a
Epidemiologia das doenças cardiovasculares e neoplasias: formas de medidas, quadro internacional e nacional e fatores associados. Principais fatores de risco e estratégias de prevenção. DCNT nos ciclos de vida.
Epidemiologia de Saúde Bucal - 30 h/a
Epidemiologia dos principais agravos bucais: formas de medidas. Quadro internacional e nacional e fatores associados. Tendência temporal dos agravos à saúde bucal no Brasil.
Vigilância em Saúde - 30 h/a
Vigilância em Saúde e a relação com o modelo de atenção no SUS. Vigilância Epidemiológica. Sistema Nacional de Vigilância epidemiológica, doenças de notificação compulsória. Programa de imunização. Vigilância sanitária. Vigilância de alimentos, medicamentos, serviços de saúde e outros. Vigilância Ambiental. Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Epidemiologia na Atenção Primária à Saúde - 30 h/a
Epidemiologia descritiva: características relacionadas à pessoa, lugar e tempo. Medidas de morbidade e mortalidade. Sistemas de Informação em Saúde voltados à atenção primária. Indicadores de Saúde da Atenção Básica.
Epidemiologia de Medicamentos - 30 h/a
Métodos qualitativos e quantitativos. Estudos etnográficos. Estudos de fase III. Farmacovigilância e vigilância pós-marketing. Interações medicamentosas e reações adversas. Padrões de prescrição: indicadores. Estudos sobre uso racional. Farmacoeconomia.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Área temática: Ciências Sociais em Saúde
Processo Saúde-Doença - 30 h/a
Conceito de saúde. Saúde e normalidade. Concepções de saúde. Conceito de doença e adoecimento. Processos de adoecimento.
Integralidade em Saúde e Cuidado - 30 h/a
Sentidos da integralidade em saúde. A integralidade como modo de organizar as práticas em saúde. O trabalho interprofissional e a integralidade em saúde. Cuidado em saúde.
A Integralidade do Cuidado e a Adolescência - 30 h/a
Os ciclos de vida e a adolescência, Aspectos físicos e psicossociais. Epidemiologia dos ciclos de vida. Práticas de cuidado na adolescência nos diferentes níveis de atenção. Adolescência, família e contemporaneidade.
Integração Ensino, Serviço e Comunidade - 30 h/a
Aspectos que envolvem a integração ensino - serviços - comunidade. Políticas Públicas relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade na saúde. Formação Profissional. Desafios e potencialidades da IESC em cenários do SUS.
Processos de Trabalho em Equipe e Interprofissionalidade - 30 h/a
O trabalho como elemento fundante do ser social. Clássica definição sobre o processo de trabalho. Tecnologias relacionais da saúde. Competência interpessoal. Trabalho em Equipe. Escuta Ativa e Comunicação Empática. Multi, Inter e Transdisciplinaridade: conflitos e cooperação. Interprofissionalidade. Plano de Cuidados.
Humanização do Cuidado e Atenção Integral em Saúde - 30 h/a
Humanização: conceito e a Política Nacional de Humanização no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Tríade gestores - trabalhadores - usuários. Acolhimento e Clínica Ampliada. A transversalidade da humanização nas redes de atenção à saúde. O sujeito como ser ativo no seu processo saúde-doença. Humanização no atendimento dos usuários nos serviços Públicos de Saúde.
Educação em Saúde e Educação Popular - 30 h/a
A educação em saúde na perspectiva da prevenção e na promoção de saúde. Diferentes concepções teóricas a respeito dos processos de educação no campo da saúde. Metodologias problematizadoras. Os movimentos sociais, participação popular e suas contribuições para a Atenção Primária em Saúde. A Educação Popular e suas contribuições no contexto da Atenção Primária à Saúde.
Saúde do Adulto: integralidade no cuidado à mulher, homem e ao idoso - 30 h/a
Redes de atenção e linhas de cuidado. Saúde da Mulher. Saúde do Homem. Saúde do Idoso. Prevenção de doenças e promoção da saúde. Atenção integral à saúde.
Integralidade na atenção à Saúde Bucal na Atenção Primária - 30 h/a
A família como foco de atenção na saúde bucal. Conceitos de família e manifestações bucais. Processo de trabalho multiprofissional. Atribuições do dentista na Atenção Primária. Interdisciplinaridade e acolhimento. Vínculo e integralidade do cuidado. Integração às atividades da equipe, nos cenários de prática. Acolhimento no contexto da Política Nacional de Humanização do SUS.
Práticas Integrativas e Complementares - 30 h/a
Introdução e atualização das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Diretrizes da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.
Integralidade do Cuidado em Saúde Mental - 30 h/a
Contexto histórico da saúde mental, história da loucura e diferentes perspectivas conceituais sobre saúde mental. A Reforma Psiquiátrica no Brasil: da década de 1980 aos dias atuais. Política Nacional de Saúde Mental. A Saúde Mental na Atenção Básica e o apoio matricial orientado pela proposta dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF). A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O papel de seus dispositivos para o cuidado em saúde mental articulados à Atenção Primária à Saúde (APS). Acolhimento da Saúde Mental nas práticas de atenção à Saúde da Família.
Autonomia, Comportamento e Cuidado em Saúde - 30 h/a
Necessidade Humana de Saúde. Autonomia e saúde. Comportamento e Saúde. Condições subjetivas e objetivas intervenientes no cuidado em saúde. Cuidado em doenças crônicas.
O Cuidado nos Ciclos de Vida - 30 h/a
Condição de saúde e doença em grupos populacionais específicos considerados da perspectiva dos ciclos de vida como infância, adolescência. Idade reprodutiva e envelhecimento. Os ciclos de vida e suas especificidades biopssicossociais. Riscos mais frequentes para a saúde segundo faixa etária e o contexto de vida. Redes de cuidado e os ciclos vida. Cuidado, autocuidado e cuidado apoiado. O cuidado e a família: ética e cidadania no desenvolvimento do ser humano.
Bioética - 30 h/a
Explicitação dos fundamentos filosóficos da Ética e da Bioética. Reflexão teórica e prática de natureza multidisciplinar sobre os aspectos e consequências morais da interação humana em diferentes contextos que envolvem a vida. Estudos sistemáticos da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, examinada à luz da Ética Global.
Estilo de Vida Saudável e Saúde Coletiva - 30 h/a
Determinantes sociais. Estilos de vida e saúde. Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis. Políticas públicas e estilo de vida saudável. Sustentabilidade dos estilos de vida saudável.
Estilo de Vida e Promoção à Saúde - 30 h/a
Promoção à saúde. Estilos de vida saudáveis. Influências dos estilos de vida sobre o adoecimento. Envelhecimento, bem-estar subjetivo e a reabilitação. Determinantes sociais dos estilos de vida. Estratégias coletivas e individuais de promoção à saúde.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Área temática: Produção Técnico-Científica
Metodologia da pesquisa - 60 h/a
Bases históricas e teóricas, tendências e perspectivas metodológicas da pesquisa em Saúde. Pesquisas qualitativas e quantitativas em saúde. Delineamentos de pesquisa. Estudos qualitativos e quantitativos em saúde. Operacionalização de pesquisas quali e quantitativa: bases de dados, descritores e revisão bibliográfica; seleção de participantes; estratégias de coleta; e, análise de evidências. Ética na pesquisa em Saúde Coletiva. Leitura e Análise crítica de trabalhos científicos. Instrumentalização para a construção de Projetos de Pesquisa.
Seminários de Trabalho de Conclusão - 30 h/a
Apresentação e discussão pública dos projetos de pesquisas e produtos técnicos dos mestrandos, docentes e pesquisadores convidados, abordando as diferentes áreas da Saúde Coletiva.
Produção Técnica e Científica II - 30 h/a
Produtos de comunicação aplicados à saúde. Produção de manuais, protocolos, guias, diretrizes. Elementos para produção de cursos e oficinas de curta duração.
Estágio em Docência - 30 h/a
A observação e a reflexão do processo de ensinar. O planejamento da prática docente. Projeto de Intervenção. A prática realizada como objeto de reflexão.
Docência e Fundamentos da Educação em Saúde - 30 h/a
Ser docente. História do movimento do ensino superior em saúde. Teorias da educação. Processos de ensino-aprendizagem. Métodos de ensino (ênfase em metodologias ativas). Processos Avaliativos.
Oficina de Artigos - 30 h/a
A estrutura do artigo científico, normas e escopo de revistas da área. Estrutura e redação do resumo, introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão. Organização das referências ABNT e formatação Vancouver. Análise textual de artigos para construção de artigos. Submissão de artigos.